ESPERANÇA
Por Ascom | 09 de Dez de 2017, 20h34
Ivan: “HRAM poderá ser Hospital Escola com a Faculdade de Medicina”
O HRAM deve ao INSS, está sob intervenção e reúne todas as condições de ser transformado em Hospital Escola, lembrou o ex-prefeito
Compartilhar
Ivan: “HRAM poderá ser Hospital Escola com a Faculdade de Medicina”

Ex-prefeito Ivan Leite acreditando no HRAM como escola

Por Parabólica News/Genílson Máximo

O ex-prefeito de Estância Ivan Leite, em participação no programa SÁBADO ESPERANÇA (Rádio Esperança), neste sábado (09), externou que ficou extremamente surpreso porque o assunto – Faculdade para Estância - é um fato novo que ultimamente não vinha sendo objeto de análise, nem de discussão.
 
“Tão logo eu vi essa notícia via Whatsapp, imediatamente, entrei em contato com o deputado André Moura para parabenizá-lo pela iniciativa”,disse Ivan.
 
Na mensagem enviada, Ivan Leite fez lembrar de algo que é possível de acontecer.
 
“Hoje nós sabemos que o Hospital Regional Amparo de Maria (HRAM) continua sob intervenção judicial há treze anos, desde 2004. Eu lembrei ao deputado que se o HRAM continua devendo ao INSS uma fábula de dinheiro, o INSS pode receber o HRAM em pagamento dessa dívida e ceder esse Hospital ao MEC para transformá-lo em Hospital Escola. Nós temos disponível em Estância o espaço físico, pronto para funcionar, já estar em funcionamento, possível de transformá-lo em Hospital Escola”.
 
Ao fazer a exposição, Ivan Leite enfatizou que tem dezenas de pessoas trabalhando no HRAM como estudantes. Sua transformação em Hospital Escola faria “com que nós tivéssemos um Atendimento Ampliado à nossa região centro-sul na parte hospitalar, na parte de saúde”, grifou.
 
“Evidentemente, se isso acontecer, espera-se que os funcionários possam ser reaproveitados, possam continuar trabalhando, já que conhecem o trabalho, já que conhecem sua forma de funcionamento”,acentuou.
 
“Eu mandei essa mensagem para o deputado André Moura à zero hora e quarenta minutos e o deputado por volta de uma e pouco da madrugada me respondeu agradecendo as sugestões, agradecendo os parabéns. Isto demonstra que ele realmente trabalha. Nós externamos ao conhecimento público porque é verdadeiro”, finalizou.
 
A notícia foi revelada na manhã deste sábado, pelo líder no Congresso, deputado André Moura (PSC), na Rádio Xodó FM, no programa “Em Boa Companhia”, apresentado pelo radialista e prefeito Gilson Andrade. De acordo com o exposto, cerca de mil municípios concorreram a vinte cursos de Medicina em todo Brasil. Dentre os municípios selecionados Estância foi incluída em atendimento à interveniência do referido deputado. 
 
A notícia alvissareira foi tratada com o merecido peso. O gestor Gilson Andrade agradeceu e disse que vai a Brasilia na próxima semana reunir-se com  o deputado e o ministro da Educação. A notícia encheu a cidade de expectativas positivas.
 
Ivan Leite é dos pioneiros na luta pela vinda de uma Universidade Federal para Estância. Já fez abaixo-assinado e levou a Brasília ao então ministro da Educação Tarso Genro, à época acompanhado dos vereadores Artur Oliveira (PT) e Romualdo Vieira (PPS). Luta essa, também, abraçada pelo então vice-prefeito Gilson Andrade, atual prefeito de Estância.
 
O Ministério da Educação divulgou a lista dos municípios pré-selecionados para autorização de criação de cursos de medicina por instituições privadas de educação superior. O edital de chamamento público foi publicado nessa sexta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) e é direcionado aos municípios que atenderam os critérios de relevância e necessidade social da oferta de cursos de medicina, segundo o Ministério da Saúde. Entre os requisitos, estão: não ser capital, não possuir cursos de medicina em seu território e estar a mais de 50 km de distância do curso de medicina mais próximo.
 
Cada cidade que aderir se compromete a oferecer a estrutura de equipamentos públicos, cenários de atenção à rede e programas de saúde necessários para a autorização da criação dos cursos. Até março do ano que vem, uma comitiva da Seres vai visitar e conferir de perto as estruturas.
 
Os municípios que não obtiverem resultados satisfatórios durante as visitas da comissão serão excluídos do processo. A divulgação do resultado será feita pela página da Seres no portal do MEC e a homologação do resultado será publicada no Diário Oficial da União, com a lista final dos municípios contemplado.
 
Confira a lista de municípios pré-selecionados:
 
Cruzeiro do Sul/AC
Parintins/AM
Itacoatiara/AM
Manacapuru/AM
Bragança/PA
Abaetetuba/PA
Cametá/PA
Castanhal/PA
Ji-Paraná/RO
Itumbiara/GO
Ponta Porã/MS
Corumbá/MS
Sorriso/MT
Irecê/BA
Porto Seguro/BA
Valença/BA
Brumado/BA
Iguatu/CE
Canindé/CE
Itapipoca/CE
Quixadá/CE
Codó/MA
Santa Inês/MA
Bacabal/MA
Açailândia/MA
Arcoverde/PE
Goiana/PE
Araripina/PE
Estância/SE
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.