Alese
Por Ascom | 09 de Abr de 2019, 06h51
Luciano Pimentel destaca importância do Sistema S na geração de emprego  
Parlamentar ressalta papel das entidades na capacitação profissional
Compartilhar
 Luciano Pimentel destaca importância do Sistema S na geração de emprego  

Luciano Pimentel: diferencial na formação

Em meio aos debates envolvendo o Sistema S, composto por nove entidades voltadas para o ensino e a qualificação profissional, o deputado estadual Luciano Pimentel fez uso da tribuna na sessão desta segunda-feira, 8, para enfatizar a importância do sistema, que atua em prol da capacitação dos brasileiros, ampliando a geração de emprego e renda no país. 

Ao iniciar o pronunciamento, o parlamentar ressaltou que sua fala foi motivada por depoimentos feitos na última sexta-feira, 5, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. “Diante da abordagem bastante crítica feita pelo ministro, no mesmo dia em que o IBGE divulgou a pesquisa “Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos 2016”, e com base na minha experiência como Conselheiro do Sebrae/SE, função que ocupei por mais de seis anos, eu não poderia deixar de estar aqui hoje e destacar a relevância do trabalho desenvolvido por esse sistema”, considerou Luciano Pimentel.

Segundo o deputado, o estudo citado aponta que, no ano de 2016, o Sistema S tinha 3.431 unidades espalhadas pelo país e empregava 158.631 pessoas. “Desta forma, é inegável o papel significativo que essas instituições desempenham para o crescimento da economia brasileira, uma vez que possibilitam a capacitação da mão-de-obra e o aumento dos postos de trabalho", afirmou Luciano Pimentel.

Para o parlamentar, é fundamental valorizar a atuação do Sistema S pela excelência do ensino que ele oferta para população. “Quem está na área empresarial sabe como é difícil buscar um colaborador e reconhece o quanto um profissional com formação em uma das entidades do Sistema S é melhor preparado para o mercado”, concluiu.

Em sua explanação, Luciano Pimentel detalhou os números da pesquisa, abordando informações referentes à infraestrutura das entidades e as ações comunitários e culturais que também são promovidas pelas instituições.

SISTEMA S

O Sistema S é formado por um conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares. Fazem parte do sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai -; Serviço Social do Comércio - Sesc -; Serviço Social da Indústria - Sesi -; e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio - Senac -. Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  - Senar -; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop -; e Serviço Social de Transporte - Sest.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.