YoutubeFacebookTwitterInstagram
Governo do Estado
Por ASN | 18 de Nov de 2019, 16h52
Nova ponte construída garante segurança de condutores e pedestres em Simão Dias
Obra recebe investimentos de R$ 1.060.026,59 e proporcionará segurança e trafegabilidade a centenas de moradores de vários povoados
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
2d78313212dc84f5

Foto: Marcos Rodrigues

"A gente vivia preocupado, porque uma parte da madeira da ponte estava podre e por aqui passam ônibus, muitos caminhões e carretas carregadas. Quando chovia muito então, dava medo porque a água ficava bem perto da ponte", disse Valdomiro Barbosa, de 62 anos, quando perguntado sobre as obras da nova ponte sobre o Rio Jacaré. A declaração do lavrador é mesma dos demais moradores do povoado Jacaré em Simão Dias.

Tendo investimentos no valor de R$ 1.060.026,59 do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, tendo o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), a ponte  em concreto armado terá um vão de 24 metros de extensão por 12 metros de largura e 2,80 metros de altura, substituindo a existente em madeira, que possui mais de quatro décadas de construída. "Em pouco mais de 50 dias de obras, já fizemos a demolição da ponte antiga (vão central e parte estrutural), remoção de sapatas, o movimento de terra e construímos o desvio de acesso. Atualmente contamos com um efetivo de 22 profissionais que se revezam na execução do lastro, no dobramento dos ferros dos blocos e na montagem de forma, sendo que a principal atividade é o cravamento das estacas, que durará cerca de um mês", explica o diretor-presidente do DER, Ancelmo Luiz de Souza.

Morador do Povoado Jacaré desde que nasceu, Uillis Oliveira Ribeiro,diz que a obra é de extrema importância para a segurança dos moradores. "Essa ponte vai melhorar a nossa vida em todos os sentidos, pois, a antiga oferecia muitos riscos, já que essa estrada é muito movimentada e dá acesso aos povoados Campo Limpo, Curral dos Bois, Palmares e Riachão, e, por aqui passam diariamente diversos caminhões e carretas com cargas pesadas, carros de transporte para as feiras e também ônibus escolares. Essa é uma obra esperada há muito tempo", afirma o lavrador de 30 anos.

Segundo o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, a ponte é mais um cumprimento do Executivo Estadual para com a população simãodiense. "Mesmo diante das dificuldades, o governador Belivaldo Chagas não tem medido esforços para melhorar a trafegabilidade no Estado. Ao construir a ponte, o Governo de Sergipe, não apenas dará tranquilidade aos moradores e transeuntes que passam pelo povoado Jacaré, como também facilitará o escoamento da produção de areia, gado, milho e outras cargas, uma vez que a estrada serve de acesso a importantes povoados do município e região", enfatiza.