YoutubeFacebookTwitterInstagram
Cultura
Por ASN | 02 de Dez de 2019, 15h35
Orquesta Sinfônica apresenta Festival Tchaikovskyno no Teatro Atheneu
Os ingressos, a preços populares, já estão disponíveis à venda na bilheteria do teatro
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
D81f23ee7927887b

Ascom

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob a regência de seu diretor artístico maestro Guilherme Mannis, apresenta um concerto inteiramente dedicado ao compositor romântico russo Piotr Ilytch Tchaikovsky (1840-1893). Mesclando peças famosas, como as que compõem os Ballets “O Quebra-Nozes” e “Lago dos Cisnes”, a obras importantes como a Sinfonia nº 5, em Mi menor, o concerto trará ao público um grande panorama composicional deste grande artista russo, na interpretação da orquestra sergipana. Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis à venda na bilheteria do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), do Governo de Sergipe.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, a Orsse possui grande domínio na interpretação do compositor: “Já realizamos o ciclo completo de suas sinfonias e suas mais importantes obras. Elas requerem dos músicos enorme delicadeza, aliada a momentos de energia dignos de uma maratona musical, como é o caso da Marcha Eslava, ou mesmo o último movimento da Sinfonia nº 5. Nossos músicos desenvolveram, ao longo dos últimos tempos, uma notável competência quanto à interpretação destas obras”.

Sobre o programa, um dos destaques desse último concerto da Série Laranjeiras, na Temporada 2019, será a execução da “Marcha Eslava”, de 1876, ano em que a Sérvia encontrava-se em guerra com o império turco-otomano. Nikolai Rubinstein, amigo de Tchaikovsky, requereu, por parte da Rússia, que Tchaikovsky compusesse uma peça orquestral a fim de auxiliar os sérvios feridos por meio de um concerto beneficente. Muitos russos simpatizaram com aqueles considerados companheiros eslavos e cristãos ortodoxos, enviando, à Rússia, soldados voluntários e apoio em geral aos sérvios.

Outras importantes realizações do programa serão algumas danças compostas para o ballet “O Quebra-Nozes”, de 1892. Este conta uma história em que fantasia e magia, típicas do romantismo, relatam as aventuras de um quebra-nozes, de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. Estarão na programação desta noite excertos de outro impactante ballet, “Lago dos Cisnes” de 1877. Traduz-se como um enredo dramático encenado em 4 atos, um dos trabalhos memoráveis do compositor russo que conta a história da princesa Odette, que por um feitiço é transformada em cisne e pra reverter tal condição necessita da jura de amor e um homem fiel, este homem é o príncipe Sigfried. Completa o programa a aclamada Sinfonia nº 5, em Mi menor, em quatro movimentos.


Serviço

Orquestra Sinfônica de Sergipe
Série Laranjeiras XI – Teatro Atheneu
05 de dezembro, quinta-feira, 20h30
FESTIVAL TCHAIKOVSKY

Guilherme Mannis, regente

Piotr I. TCHAIKOVSKY (1840-1893)
Marcha Eslava em Si bemol menor, Op. 31
Excertos dos ballet “O Quebra-Nozes
   II (a). Marcha
   II (c). Dança Russa Trepák
   II (f). Dança dos Mirlitões
Excertos do ballet “Lago dos Cisnes”
   VI. Dança Espanhola
   II. Valsa do Lago dos Cisnes
Sinfonia nº 5, em Mi menor, op. 64
   I. Andante – Allegro con anima
   II. Andante cantabile con alcuna licenza
   III. Valse. Allegro moderato
   IV. Finale. Andante maestoso – Allegro vivace