MPT-SE
Por MPT-SE | 27 de Mar de 2018, 13h53
PF de Sergipe vai combater crimes ambientais com drone
Recursos para comprar do equipamento virão mo MPT de Sergipe
Compartilhar
PF de Sergipe vai combater crimes ambientais com drone

PF: contra os crimes ambientais

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) destinou R$ 27 mil, oriundos de uma decisão judicial da Justiça do Trabalho, para a aquisição de um drone e um software de processamento de imagens para a Polícia Federal em Sergipe. A tecnologia será utilizada no combate a crimes ambientais, a exemplo de levantamento de áreas de extração mineral e desmatamento.

A destinação foi uma iniciativa do procurador do Trabalho Albérico Luis Batista Neves e do procurador-chefe do MPT-SE, Emerson Albuquerque Resende, em processos que tramitam nas 1ª e 3ª Varas do Trabalho de Aracaju, titularizadas pelos juízes do Trabalho Sílvia Helena Maluf e Luiz Manoel Andrade Meneses.

O equipamento ficará sobre encargo do setor responsável pelas perícias criminais no âmbito da Polícia Federal. As imagens capturadas pelo drone, sejam fotografias ou vídeos, permitem o levantamento aerofotográfico, para fins de mapeamento de regiões de difícil acesso, a exemplo de mangues, bem como diminui o tempo de obtenção de dados de campo.

No âmbito pericial, será possível, em áreas com extração ilegal de minério, produzir Modelo Digital de Elevação (MDE), cubagem de volume extraído e mapa de declividade para definição de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Já em áreas de desmatamento será possível obter, com maior precisão, o tamanho da degradação ambiental.

Em todas as situações descritas, com o uso de software destinado, é possível produzir blocos diagramas com perspectiva em 3D, que permitirão ao profissional responsável por manusear o equipamento sentir-se no local.

De acordo com a Polícia Federal, o equipamento também permite a captura da cena com localização precisa dos vestígios em locais onde ocorreram crimes e a obtenção de vídeos em tempo real para fins de flagrantes delitos, vigilância e orientação de equipes em solo durante deflagração de operações policiais. No segundo semestre do ano passado, o MPT destinou mais de R$ 300 mil para obras de reforma e ampliação da Polícia Federal em Sergipe.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.