Saúde da mulher
Por Ascom | 30 de Out de 2018, 12h59
Prefeitura de Socorro promove ações do Outubro Rosa em vários pontos da cidade
Mês foi repleto de atividades voltadas à prevenção contra o câncer de mama
Compartilhar
Prefeitura de Socorro promove ações do Outubro Rosa em vários pontos da cidade

Campanha de conscientização alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção

Uma série de iniciativas, educativas e de saúde, foram executadas durante todo o mês pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta terça-feira, 30, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Ana Pita, localizado no Conjunto Marcos Freire I, tiveram uma manhã recheada de atividades voltadas a esta campanha. 

De acordo com a gerente do Caps Ana Pita, Leise Assis, o maior número de usuários desta unidade são homens e como o câncer de mama também acontece com o sexo masculino é importante fazer este alerta. “O câncer de mama acontece nos dois sexos e como o nosso maior número de usuários são homens é de extrema importância que eles participem dessas ações. Os usuários precisam saber que essa doença existe e tem cura e através das dinâmicas de hoje, como a aula de ginástica, zumba e as palestras, é que nós vamos passar as informações necessárias”, informa Leise Assis.

Quem precisou passar pelo Bolsa Família, localizado no Conjunto João Alves, também se deparou com uma linda festa em comemoração ao Outubro Rosa. Segundo a secretaria de assistência social, Carminha, quando o câncer é detectado com antecedência, a chance de cura é máxima. “Enquanto Assistência não poderíamos ficar de fora, já que o nosso maior público é composto por mulheres. Trouxemos diversos profissionais da área da saúde e pessoas que já passaram e superaram essa doença, porque não tem ninguém melhor para falar a não ser essas pessoas que deram a volta por cima. Devemos sempre bater na tecla do quão é importante procurar ajuda para que a doença não se agrave e possa ser curada”, explica Carminha.

A secretária adjunta de assistência social, Aída Santana, conta que o  número de pessoas que não sabem a quem recorrer é grande e tiram as  dúvidas através de ações como essas. “Enquanto gestão pública devemos informar os locais onde a população pode receber orientações, procurar os serviços disponíveis no município para prevenir o quanto antes. Quanto mais cedo detectado, 90% é a chance de cura, tudo isso se dá pelo tratamento correto e pela atenção dada”, revela Aída Santana.

A cabeleireira Andrea da Rocha participou ativamente da palestra realizada no Bolsa Família e reconhece a importância do evento. “Eu vim para fazer o cadastro do Bolsa Família e me deparei com essas moças reunidas passando essas informações. Acho muito válido, porque muitas mulheres se acomodam ou até mesmo por conta da correria não se cuidam tanto. As vezes é numa palestra como essa que acabam descobrindo a doença e tendo a chance de se curar. A Prefeitura de Socorro está de parabéns pela iniciativa e que cada dia mais trabalhe em prol da saúde da família”, reconhece Andrea da Rocha.

Além das comemorações de hoje, na última segunda-feira, 29, foi realizada uma intervenção também referente ao Outubro Rosa com todos os grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Dr. Franklin de Oliveira Ribeiro, localizado no Conjunto Parque dos Faróis. Na oportunidade, os usuários contaram com a presença e parceria de  colaboradores da  Unidade Básica de Saúde Gilton Rezende, falando sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.