ARRENDAMENTO
Por Assessoria do parlamentar | 22 de Mar de 2019, 14h28
Presidente da Petrobrás afirma que 3 empresas têm interesse na Fafen
Compartilhar
Presidente da Petrobrás afirma que 3 empresas têm interesse na Fafen

Reunião ocorreu nessa sexta, 22, no Rio

O deputado federal Laércio Oliveira agendou para esta sexta, 22, uma reunião com o presidente da Petrobrás Roberto Castello para discutir a reabertura da Fafen, na sede da empresa no Rio de Janeiro. Roberto Castello explicou que para a estatal de petróleo a Fafen é estruturalmente inviável devido ao preço do gás. De acordo com ele, a Unidade registra um prejuízo anual de R$ 250 milhões. Em hibernação, esse valor é de R$ 10 milhões mensais.

 

A decisão inicial da Petrobras era vender, porém não foi encontrado comprador. Agora, a empresa oferta arredamento e já há três empresas interessadas. A informação é que o governo pode contribuir tornando o negócio mais atrativo.

 

O governador Belivaldo Chagas, que também participou da reunião, afirmou que trabalhará para viabilizar o sucesso do arrendamento, haja vista a necessidade de se manter a Fafen em operação não só pela dependência nacional de fertilizantes, mas pela manutenção de empregos, da cadeia produtiva e da arrecadação de ICMS para o Estado.

 

O deputado Laércio afirmou que deve ser considerada também a questão estratégica do Brasil continuar produzindo fertilizantes nitrogenados e falou também sobre a participação da Fafen na economia do estado. Ele solicitou que a Petrobras reveja o fechamento até o arrendamento. Com fábricas em Sergipe, em Laranjeiras, e na Bahia, em Camaçari, a Fafen tem potencial para empregar 1.500 trabalhadores e gerar mais de 5 mil empregos indiretos.  Em hibernação desde janeiro, as unidades eram responsáveis por 30% da produção de fertilizantes do País, que importa 70% dela a fim de abastecer a produção nacional de alimentos.

 

Já o senador Alessandro Vieira propôs que o governo Federal assuma a Fafen enquanto a Petrobras negocia com investidores, evitando, assim, a hibernação.

 

A reunião também foi acompanhada pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Felix, o deputado estadual José Sobral, o ex-governador Albano Franco e os secretários de estado José Augusto (Desenvolvimento Econômico) e José Sales Neto (Comunicação).

 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.