SEED
Por Ascom | 30 de Out de 2017, 14h37
Programa do Governo de Sergipe prepara para Enem 2017
Pré-universitário (Preun/Seed), prepara para avaliações e exames de acesso ao ensino superior
Compartilhar
Programa do Governo de Sergipe prepara para Enem 2017

Seed tem programa de preparação e qualificação para Enem 2017 / Fotos: Ascom/Seed

Aproximadamente 18 mil alunos que já concluíram ou que ainda estão finalizando os estudos da última etapa da educação básica, em escolas da rede pública em Sergipe, farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 nos próximos dias 5 e 12 de novembro.  Para possibilitar que esses estudantes conquistem o tão almejado sonho de ingressar no ensino superior, a secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), consolidou em sua rede de ensino, como política pública de Educação do Estado de Sergipe, o programa Pré-universitário (Preun/Seed), um curso preparatório para avaliações e exames de acesso ao ensino superior.

Como resultado da eficácia das ações do Preuni, explica o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, o governo de Sergipe registrou, este ano, número recorde de alunos egressos da rede pública estadual que ingressaram no ensino superior com base nas notas conquistadas no Enem 2016. Foram quase 2.000 alunos aprovados em universidades e faculdades públicas e privadas de diversos estados do País.

Com isso, a coordenação do Preuni registrou, este ano, uma demanda recorde e superior à de 2016 no número de inscritos para a processo seletivo do programa. Ao todo, 12.952 candidatos inscreveram-se para tentar uma das 5.500 vagas ofertadas nos 44 polos de aulas presenciais do Preuni, distribuídos por 29 municípios em todas as regiões do Estado, superando os 11.834 inscritos no ano anterior.

Os estudos deste curso preparatório, ofertado pelo Pré-universitário da Seed, foram iniciados em 7 de março e se estendem até o próximo dia 9 de novembro, às vésperas do segundo dia de aplicação do Enem 2017, contabilizando uma jornada de 36 semanas de aulas presenciais, realizadas das segundas às sextas-feiras, em todos os polos do programa.  Para isso, o governo mantém aproximadamente 300 profissionais do magistério público estadual atuando como professores e coordenadores destes polos.

"As aulas do programa são expositivas e contam com auxílio de recursos didáticos audiovisuais e apostilas exclusivas, elaboradas pelos professores do programa e que abrangem toda matriz curricular do Enem 2017", explica o diretor do Dase, Fábio Leite, ao destacar que o Preuni foi reformulado e ampliado pela Seed em 2015.

Mas, explica o diretor do Dase/Seed, as ações do Preuni não se restringem às aulas realizadas para os estudantes matriculados nos 44 polos do programa. "Abertos ao público geral, realizamos este ano, para reforçar os estudos preparatórios para o Enem, seis Super Aulões na capital, que concentra o maior número de estudantes da rede estadual, e outras nove revisões nesse formato ampliado, sendo uma em cada Diretoria Regional de Educação (DRE)", completa.

Inovações

Com um método inovador que possibilita aos estudantes direcionarem seus estudos para as áreas do conhecimento, as quais têm interesse específico, a coordenação do Programa Pré-universitário da Seed ofereceu esse ano o ‘Treinando com Pesos'. Ao todo, foram realizadas seis edições dessa estratégia de estudos, que visa reforçar os conteúdos de disciplinas que têm pesos maiores para os cursos mais disputados das universidades públicas brasileiras.

"Criamos em 2016 e consolidamos este ano mais uma ação importante realizada pelo Preuni, simultânea a realização dos Super Aulões: as Oficinas de Redação, que têm à frente uma equipe de professores especializados em correção de textos e que oferece atendimento individualizado aos alunos", destaca o coordenador pedagógico do Preuni, professor João Manoel de Faro Neto.

Aulões finais

De acordo com João Manoel, somente este ano, o programa Pré-universitário realizou cinco simulados para o Enem 2017, "sendo três no formato online, e duas edições do Simula Enem, uma prova presencial, elaborada nos mesmos moldes da avaliação oficial do ensino médio, inclusive com mesmo tempo de aplicação", salienta. Apenas na segunda edição do Simula Enem, realizada nos últimos dias 23 e 24 de setembro, participaram 8.143 estudantes, em 74 unidades escolares da rede pública estadual, em todas as regiões sergipanas, nas quais foram aplicadas estas provas simuladas.

Como tem feito nos últimos dois anos, a coordenação do Preuni preparou duas Revisões Finais para as provas do Enem 2017, que serão realizadas nos dias 2 e 9 de novembro, a partir das 13h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, acompanhando o calendário de aplicação oficial dos Exame Nacional do Ensino Médio, que este ano será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, dias 5 e 12.

No primeiro Aulão de Revisão Final, no feriado de Finados (2/11), os estudantes reforçarão os estudos para as provas de Redação, de Linguagens e de Ciências Humanas e suas Tecnologias e, no dia 9 de novembro, será a vez de revisarem os conteúdos das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Para participar, o estudante deve se cadastrar no Portal do Preuni.

Acolhimento

Preocupada em oferecer condições iguais de acesso à Revisão Final para os estudantes da rede pública, a Seed mais uma vez disponibilizará transporte escolar para os que não residem na capital também poderem participar das duas últimas grandes aulas do Preuni. Os estudantes presentes a estas revisões finais no Ginásio Constâncio Vieira, receberão, além de materiais didáticos, água e lanches nos dois dias do evento.

O diretor do Dase/Seed, Fábio Leite, acrescenta ainda que nos dois dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2017, a Secretaria de Estado da Educação montará estandes para promover o "acolhimento" dos estudantes da rede pública nos locais de provas, nos quais os professores e coordenadores do Preuni disponibilizarão, além de motivação para que os estudantes façam boas provas, itens como água e canetas.

Conquistas

No início deste ano, enquanto ainda concluía o ensino médio no Colégio Estadual Ivo do Prado, o estudante João Matheus Santos de Oliveira, morador da zona Norte de Aracaju, comemorou, junto com sua família, uma conquista importante: ter sido aprovado para o curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Após cursar todo ensino médio em regime de tempo integral no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, a estudante Alice Mascarenhas dos Santos também comemorou, este ano, sua aprovação para o curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe.

O ribeiropolense Vitor Bruno foi mais um dos estudantes da rede pública estadual a comemorar este ano a conquista de uma vaga no curso de Medicina da UFS. Ele cursou todo ensino médio no Colégio Estadual João XXIII, unidade de ensino localizada no município de Ribeirópolis, na região Agreste Central Sergipana.

Estes três estudantes, além de estudarem a última etapa da educação básica em escolas da rede pública estadual, foram também alunos do programa Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Pré-Uni/Seed). Assim como Bruno, Alice e Matheus, de acordo com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, centenas de outros alunos conquistaram vagas nos cursos da saúde da Universidade Federal de Sergipe, em decorrência, dentre outros fatores, da política estadual de educação empreendida nos últimos anos pelo Governo de Sergipe e de políticas públicas federais.

"No total aprovamos quase 2.000 estudantes em 2017. Apenas em Medicina, curso mais concorrido da Federal de Sergipe, foram 11 aprovações. No curso de Odontologia, o 3º mais procurado nesta instituição, aprovamos sete alunos via Sisu e outros dois pelo Prouni. No curso de Enfermagem, o 6º em concorrência, aprovamos 119 alunos via Sisu e mais 15 pelo Prouni. Em Fisioterapia registramos 57 aprovações, em Nutrição, 52 e em Fonoaudiologia tivemos 12 aprovados", enfatiza Carvalho, ao destacar apenas os cursos da área de Saúde em universidades públicas, os quais são mais concorridos.

Destaque

O professor Daniel Lemos, diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense -  colégio que registrou este ano 306 aprovações em universidades públicas e privadas de diversos estados brasileiros, o que corresponde a 100% do número de alunos concluintes do ensino médio -, ressalta que assim como Alice Mascarenhas outros alunos da escola tiveram nota de corte no Enem 2016 suficientes para ingressarem no curso de Medicina da UFS. "Além disso, dentre os nossos alunos do ensino médio integral que concluíram este ano, 18 deles foram aprovados em primeiro lugar para o curso em que optaram por estudar em universidades públicas", comemorou Lemos, ao ressaltar que a maioria desses estudantes também cursaram o Preuni.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.