NOTA
Por Ascom | 25 de Abr de 2018, 12h20
PSB de Sergipe estranha resultado de pesquisa e vai investigar
\"Nos salta aos olhos ainda o fato de que num questionário de 19 perguntas, 11 sejam relacionadas ao ex-prefeito Sukita\", diz o partido em nota
Compartilhar
PSB de Sergipe estranha resultado de pesquisa e vai investigar

PSB: desconfiado com resultado de pesquisa

NOTA PÚBLICA DO PSB

O PSB de Sergipe recebeu com estranheza o resultado da pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto DATAPLAN e divulgada na imprensa na manhã de hoje, quarta-feira 25/04/2018. Isso porque seu resultado, sobretudo no que se refere às consultas de Senado e Governo, divergem grotescamente de todos os demais resultados das pesquisas que vem sendo realizadas pelos diversos meios de comunicação, a exemplo da pesquisa divulgada há cerca de um mês pelo IFP (Nº DO REGISTRO *SE-01505/2018), e de várias outras realizadas para consumo interno de diversos partidos. Curiosamente, essa possível reviravolta aconteceu num período de 30 dias em que os líderes da referida pesquisa sofreram severos desgastes políticos noticiados em rede nacional. A mesma pesquisa omite ainda pré-candidatos notoriamente lançados, e que há varias meses ocupam os noticiários, a exemplo do ex-deputado Mendonça Prado que não é relacionado na pesquisa estimulada para governo, apesar de pontuar na pesquisa espontânea. Além de omitir também os dados sobre a rejeição dos pré-candidatos ao senado. 

Nos salta aos olhos ainda o fato de que num questionário de 19 perguntas, 11 sejam relacionadas ao ex-prefeito Sukita e ao pré-candidato que terá o apoio dele para deputado estadual.

O PSB solicitará ao TRE-SE a íntegra da pesquisa, com os formulários de entrevistas, a fim de verificar possíveis desvios e irregularidades em sua realização, e caso seja comprovada nossa suspeita, ajuizaremos as medidas cabíveis contra o referida empresa e seus contratantes.

Faremos isso para evitar que comece a partir de agora a temporada de contratação de pesquisas fakes, com abuso de poder econômico, e com o objetivo de induzir o eleitor a acreditar num cenário irreal, que poderá promover o desequilíbrio do pleito. 

As pesquisas, se manipuladas para favorecer a determinadas candidaturas, tem efeito idêntico ao provocado pelas fakes news, tão combatidas atualmente pela justiça eleitoral e pela sociedade. Zelar pela veracidade das informações levadas ao eleitorado é uma premissa indispensável à verdadeira democracia, da qual o Partido Socialista Brasileiro não abrirá mão.

Diretoria Estadual do PSB de Sergipe, por assessoria de comunicação 

A pesquisa foi divulgada pelo Portal NE Noticias, clique aqui e veja.

 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.