conferência
Por Ascom do Município | 17 de Set de 2019, 16h14
São Cristóvão participa de evento que discute cidades sustentáveis
Compartilhar
São Cristóvão participa de evento que discute cidades sustentáveis

O evento reúne prefeitos, gestores municipais e especialistas do Brasil e do mundo

Até a próxima sexta-feira, 20, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participa da conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, em São Paulo. O evento reúne prefeitos, gestores municipais e especialistas do Brasil e do mundo.

Realizada por meio de parceria entre Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC), liderada pelo Banco Mundial, Prefeitura de São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis, o evento terá uma Mesa Redonda de Prefeitos, na qual líderes de cidades brasileiras e de outros países discutirão estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável.

O evento terá uma Mesa Redonda de Prefeitos na quarta-feira (18) presidida pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na qual líderes de cidades brasileiras e de outros países discutirão estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável.

Ainda na quarta, será entregue o Prêmio Cidades Sustentáveis 2019. São Cristóvão participa com os projetos São Criativos e Águas de São Cristóvão. Desenvolvidos pela gestão municipal, os projetos buscam fomentar a economia criativa e ampliar o abastecimento de água em povoados sem acesso à água potável, respectivamente.

Para o prefeito Marcos Santana, discutir sustentabilidade está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento voltado para a melhoria integrada dos indicadores socioeconômicos. “Nosso trabalho é melhorar a vida das pessoas. Esse é meu discurso e minha prática. Por meio da São Criativos e do Águas de São Cristóvão, buscamos integrar práticas de desenvolvimento social e econômico. A feira permite que o artesão comercialize seus produtos sem intermediários. Já o Águas de São Cristóvão, leva água, dignidade e conforto aos moradores de povoados que  conviviam sem água encanada há mais de 30 anos. Estamos felizes em participar do prêmio e com boas expectativas”, afirmou.

Durante a semana, nove sessões temáticas se concentrarão em tópicos centrais do planejamento e gestão das cidades, incluindo: biodiversidade; financiamento do desenvolvimento urbano sustentável; desigualdades de gênero e raça; geração de oportunidades, trabalho e renda; dados geoespaciais; inclusão e habitação a preços acessíveis; participação social; desenvolvimento orientado para o trânsito e regeneração urbana.

Esses tópicos estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e os três pilares da GPSC — sustentabilidade, planejamento na gestão urbana integrada e finanças municipais.

Além dos participantes brasileiros, o evento reunirá representantes das 28 cidades da GPSC em 11 países, juntamente a parceiros e investidores. O público estimado é de 800 pessoas, incluindo líderes urbanos, funcionários públicos, profissionais do urbanismo, acadêmicos, jornalistas, especialistas de instituições financeiras, organizações internacionais, Nações Unidas, líderes do setor privado e organizações da sociedade civil.

Carta

Na ocasião, a Associação Brasileira de Municípios, representada pelo prefeito Marcos Santana, entregará carta com propostas de soluções integradas para o desenvolvimento sustentável como  implementar planos de ação para a biodiversidade local e aumentar a biodiversidade urbana e as áreas protegidas urbanas.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.