Economia
Por | 23 de Out de 2018, 15h33
Sergipe alcança 4º lugar no ranking de qualidade para simplificação de empresas
Estudo avalia os níveis do ambiente para registro e licenciamento de negócios
Compartilhar
Sergipe alcança 4º lugar no ranking de qualidade para simplificação de empresas

Conforme apontam estudos da Receita Federal do Brasil no mês de outubro, Sergipe ocupa atualmente a quarta posição no Ranking de Qualidade da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), em funcionamento no Estado através do Portal de Serviços Agiliza Sergipe, coordenado pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese).
 
O Ranking de Qualidade da Redesim leva em consideração dois itens: percentual de integração dos órgãos públicos envolvidos no registro e legalização de empresas; e a quantidade de aberturas de empresas realizadas em cada estado brasileiro em até três dias. Nesta última métrica, segundo a Receita Federal, o tempo médio de abertura de um novo negócio em Sergipe é de 56 horas, equivalente a dois dias.
                       
A boa colocação de Sergipe no Ranking de Qualidade se deve à integração de quase todos os órgãos de registro e licenciamento na Redesim por meio do Portal Agiliza Sergipe. Fazem parte da Rede para Simplificação no Estado: 49 Prefeituras Municipais (Setor de Tributos e Vigilância Sanitária) - responsáveis por mais de 90% da economia sergipana -, Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária Estadual.
 
“Ficamos imensamente felizes ao sermos reconhecidos pela Receita Federal como o quatro Estado do Brasil com o melhor ambiente de negócios para a abertura de uma empresa. Para chegarmos a este índice excelente de integração na Redesim houve um esforço grande do Governo do Estado, por meio da Junta Comercial, Sefaz, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, e, claro, um esforço grande também dos demais órgãos públicos integrantes do Portal Agiliza Sergipe”, destaca o presidente da Jucese, George da Trindade Gois.
 
Estabelecida pela Lei Federal de Nº 11.598/2007, a Redesim foi implantada no Brasil com o objetivo diminuir a burocracia no registro e na legalização de empresas através da criação de um ambiente único e online para entrada, saída e compartilhamento de informações, eliminando a duplicidade de exigências e documentações por parte dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.