LIVRE
Por Ascom | 18 de Jan de 2018, 17h51
Sergipe não faz parte da área endêmica da febre amarela
Como Sergipe não faz parte da área endêmica da febre amarela, só podem ser vacinados os viajantes com destino às cidades e regiões onde há o registro da doença
Compartilhar
Sergipe não faz parte da área endêmica da febre amarela

Imagem: Internet

A febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão urbana da doença só é possível através da picada do mosquito Aedes aegypti. A afirmação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Giselda Melo, que se mostra preocupada com o afã das pessoas em correrem para as unidades de saúde em busca de vacinação. “A imunização não pode ocorrer de forma indiscriminada porque não estamos em área de risco para a febre amarela”, atestou.

Segundo informações da diretora, Sergipe não tem registros da doença. “Desde que se implantou no Estado o Sistema de Notificação de Doenças Compulsórias, no ano 2000, jamais houve notificação de casos de febre amarela em Sergipe”, assegurou Giselda Melo, informando que desconhece a existência de registros anteriores à implantação do sistema.

Como Sergipe não faz parte da área endêmica da febre amarela, só podem ser vacinados os viajantes com destino às cidades e regiões onde há o registro da doença. “Só estamos vacinando as pessoas que vão viajar e com a comprovação da viagem. Se a gente vacina indiscriminadamente, poderemos ocorrer no erro de vacinar quem não precisa e deixar de imunizar aquele que precisa da vacina”, salientou Teles.

Segundo ela, hoje o estoque de vacinas é de seis mil doses, número que pode oscilar a qualquer momento a partir das demandas dos municípios. Acondicionadas em frascos de cinco e 10 doses, a vacina é repassada para a capital e interior de acordo com as necessidades das unidades de saúde.

Carnaval

Para reforçar o estoque, o Programa Estadual de Imunização solicitou ao Ministério da Saúde mais 20 mil doses da vacina. “Estamos às vésperas do Carnaval e sabemos que muitos sergipanos curtem a festa em Salvador. Então vão precisar ser imunizados. Mas, é importante que as pessoas comprovem a viagem. Do contrário não receberão a vacina”, confirmou Teles.

Vacinação

Veja na capital os locais de vacinação:

UBS Sinhazinha (Grageru) – quartas e sextas-feiras

UBS Edézio Vieira (Siqueira Campos) – segundas e quintas-feiras

UBS Joaldo Barbosa (Bairro América) – terças e quartas-feiras

UBS Augusto César Leite (Santa Tereza) – segundas e quartas-feiras

UBS Maria do Céu (Centro) – terças e sextas-feiras

UBS José Machado se Souza (Santos Dumont) – segundas e terças

UBS Lauro Dantas (Bugio) – quartas e sextas-feiras

UBS Celso Daniel (Santa Maria) – segundas e quintas-feiras

IPES (São José) – quintas-feiras

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.