YoutubeFacebookTwitterInstagram
Desenvolvimento
Por ASN | 05 de Ago de 2019, 14h17
SergipeTec auxilia jovens para que identifiquem habilidades profissionais
As divulgações sobre o Centro Vocacional Tecnológico do SergipeTec são feitas no site e redes sociais da organização (sergipetec.org.br; instagram e facebook: SergipeTec), e presencialmente.
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
226a7aae8c59be7d

SergipeTec / Foto: Arthuro Paganini

O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec) atuam na atração e fomento de empresas de base tecnológica; além de ações, projetos e eventos ligados ao desenvolvimento econômico, com foco para as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Energias Renováveis e Biotecnologia. Dentro dessas áreas, existem os núcleos e as unidades operacionais tecnológicas, a exemplo do Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

“São mais 300 CVT’s espalhados pelo país, segundo o MCTIC, tendo como ideia geral, trabalhar a vocação de determinada região. Em Sergipe, o nosso CVT existe desde 2011, levando tecnologia para jovens. A partir de 2016, o Centro Vocacional foi instalado na atual sede do SergipeTec, por meio de um convênio firmado com o então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação [MCTI], para parte da construção de um prédio, de 870 m². O CVT possui Laboratórios de Informática, Química, Física, Biologia e Eletroeletrônica, além de uma Sala Polivalente, com capacidade para 40 pessoas. No caso específico do Laboratório de Eletroeletrônica, ele dispõe de equipamentos para o desenvolvimento de projetos em Robótica e Automação”, explica Brenno Barreto, presidente do SergipeTec.

Vitor Vaz, gestor do CVT do Parque Tecnológico, explica como funciona a ponte que o SergiprTec faz entre os estudantes e o mercado de trabalho. "Por meio do nosso CVT, temos a oportunidade de trabalhar com jovens, auxiliando-os a identificarem sua vocação, habilidade profissional, e preparando-os para as oportunidades de trabalho. O público-alvo dos nossos cursos são estudantes do ensino fundamental e médio, assim como recém concluintes do ensino médio”, relata.

Ações tecnológicas

Uma das ações do CVT é receber voluntários acadêmicos de diversas áreas ligadas à tecnologia, para colaborar com a preparação profissional dos jovens. Eles têm a oportunidade de ministrar cursos e palestras, de acordo com a sua formação profissional, compartilhando conhecimento e experiências com os participantes. Além disso, os voluntários recebem certificados, ao final da carga horária total do trabalho.

Para ser voluntário, basta procurar a coordenação pedagógica do CVT, apresentar a proposta de atuação e a equipe avaliará o currículo. Após esta etapa, é feito um contrato. “O CVT oferece toda uma estrutura apropriada, local e equipamentos, para interessados em desenvolver sua atividade na área de tecnologia”, pontua Vitor.

As divulgações sobre o Centro Vocacional Tecnológico do SergipeTec são feitas no site e redes sociais da organização (sergipetec.org.br; instagram e facebook: SergipeTec), e presencialmente. Para mais informações sobre cursos e vagas, entrar em contato pelo 3257-2232 e cvt@sergipetec.org.br.