DESVIO DE VERBA
Por Ascom MPF/SE | 03 de Mai de 2018, 16h03
STJ recebe denúncia do MPF contra Angélica Guimarães
Ex-deputada responderá ação penal por peculato, pelo uso de verba parlamentar em benefício de campanha eleitoral
Compartilhar
STJ recebe denúncia do MPF contra Angélica Guimarães

Sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília (Foto: Reprodução)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, nesta quarta-feira (2), a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe (TC/SE) Maria Angélica Guimarães Marinho, por peculato. Ela é acusada de ter desviado para a campanha eleitoral de 2014 verba parlamentar que deveria ser destinada a atividades sociais. Com a decisão, ela passa a responder à Ação Penal 862/DF no STJ. Em 2013, quando era presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, a então deputada apresentou emenda parlamentar destinando R$ 180 mil a duas entidades de caráter supostamente assistencial. De acordo com o MPF, no entanto, os valores serviram para financiar a campanha política de seu marido a deputado estadual, nas eleições de 2014.

Conforme narra a denúncia, ficou comprovado que as duas entidades beneficiadas não existiam de fato, tendo sido utilizadas apenas como fachada para justificar a destinação dos recursos da emenda parlamentar. No local indicado como sede de uma delas funcionava um comitê eleitoral do Partido Social Liberal, integrante da coligação que elegeu o deputado estadual Vanderbal Marinho, marido da conselheira. No endereço da outra instituição beneficiada funcionou o comitê do próprio candidato. Além disso, segundo o MPF, a prestação de contas das entidades demonstram gastos com combustível e materiais de construção, bens utilizados com frequência em campanhas eleitorais. Também responderão à ação penal os gestores das duas instituições: Anna Kelly Andrade e Dorgival Barreto. Segundo o MPF, eles teriam auxiliado a ex-deputada na prática do crime.

Crime ambiental - Em outro processo (APN 888/DF), os ministros, por unanimidade, receberam a denúncia do MPF contra o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TC/MT), Antônio Joaquim Moraes Neto, pela prática de crimes ambientais. Ele é acusado de ter desmatado área de proteção ambiental da Serra das Araras, ao instalar uma tubulação para atender sua propriedade. Além disso, segundo o MPF, intervenções feitas por ele em uma estrada da região causou erosão no solo, o que impediu a regeneração da vegetação local.

Para o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, as três vistorias realizadas por autoridades locais nas áreas afetadas, entre junho de 2013 e agosto de 2014, demonstram que foi dada ao conselheiro a oportunidade de reparar o dano, o que não foi feito. Segundo destacou o vice-PGR durante o julgamento, a retirada da vegetação nativa em área de preservação permanente causou sérios danos ambientais, os quais justificam o recebimento da denúncia. Apesar da abertura de ação penal, o STJ decidiu manter o conselheiro no cargo, por entender que os crimes praticados não interferem na função por ele desempenhada no TC/MT.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.