2018
Por Ascom | 14 de Dez de 2017, 21h55
Trabalhadores e sindicato dos supermercados iniciam negociação coletiva
Fecomse e sindicato patronal abrem primeira rodada pensando em 2018
Compartilhar
Trabalhadores  e sindicato dos supermercados iniciam negociação coletiva

Ronildo Almeida, presidente do Fecomse e da UGT/SE (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (FECOMSE) e o Sindicato dos Supermercados, juntamente com entidades representativas do patronato, deram início este mês de dezembro ao processo de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho de 2018. No último dia 7, ocorreu uma rodada no Sindicato Varejista de Gêneros Alimentícios, em Aracaju, da qual participaram FECOMSE, sindicatos dos empregados e dos patrões – com a presença do presidente da federação patronal, Abel Gomes da Rocha Filho-, além de representantes de empresas do ramo de supermercado no Estado. 

 “Na ocasião, foram debatidos diversos temas, principalmente, a situação pela qual passa a classe trabalhadora, a falta de empregabilidade e novas conquistas, que são os anseios dos trabalhadores”, explicou o presidente da FECOMSE e integrante da comissão de negociação, Ronildo Almeida.  

Segundo o dirigente da FECOMSE, a pauta de revindicações foi entregue ao sindicato patronal em novembro, com propostas de avanços nos campos social e financeiro. Neste primeiro momento, houve o entendimento de deixar de lado as discussões sobre a conturbada e ineficaz nova legislação trabalhista.

“Depois de alguns debates, as partes chegaram à conclusão- patrões e empregados-, de assegurar as cláusulas sociais que constam na atual Convenção Coletiva, situação aceita pelas partes como compromisso moral, e continuar discutindo as questões de ordem econômica, como o reajuste salarial. Esperamos que o diálogo seja contínuo, e que prevaleça o respeito às conquistas da classe trabalhadora”, disse Almeida.  

Uma nova rodada será marcada para dar prosseguimento às negociações- a Convenção Coletiva de Trabalho 2017, no ramo de atividade dos supermercados, tem prazo até 31 de dezembro.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.