YoutubeFacebookTwitterInstagram
PROCESSO ELEITORAL
Por TRE | 17 de Mai de 2018, 11h14
TRE e segurança alinham diretrizes para as eleições
Foram revistos os resultados positivos do pleito de 2016, bem como se avaliou quais necessidades referentes às eleições deste ano
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
Bb6f46daf8c1da06

TRE e Segurança: parceria estratégica (Foto: TRE)

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE),por intermédio da Diretoria Geral (DG) e da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (COPEG), reuniu-se na manhã do dia 16 de maio, na sede do Tribunal, com representantes da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM-SE), do Corpo de Bombeiros (CBM-SE) e das Guardas Municipais da capital e do interior.

A reunião visou ao planejamento das ações de segurança referentes às eleições, que acontecerão em 7 de outubro. Foram revistos os resultados positivos do pleito de 2016, bem como se avaliou quais necessidades referentes às eleições deste ano. Além disso, um dos objetivos foi apresentar sugestões e estabelecer formas de atuação durante o pleito.

O Diretor-Geral do TRE-SE, Rubens Lisbôa, disse que “os órgãos de segurança envolvidos são parceiros estratégicos, pois são um reforço para que o pleito seja realizado de forma pacífica, com o menor número possível de ocorrências”.

Segundo o coordenador da COPEG, Marcelo Gerard, as operações em conjunto com os órgãos de segurança têm dado certo. O desempenho é sempre excelente no que se refere à proteção dos locais de votação e dos eleitores. O coordenador acredita que "a colaboração forma uma importante base para que se mantenha a segurança e a ordem durante as eleições. Ainda, neste ano, será utilizado maior efetivo das Guardas Municipais: aditivo providencial", ressaltou.

O tenente-coronel do CBM-SE Fábio Cardosorepresentou a instituição. Fábio mostrou o interesse da corporação em contribuir com o pleito eleitoral de 2018. Além disso, falou que “o Corpo de Bombeiros tentará manter, com todos os esforços, a estrutura de anos anteriores, fará o máximo que puder, com seu efetivo, para prestar o melhor serviço”, afirmou.

O subinspetor Fernando Mendonça, representante da Guarda Municipal de Aracaju, declarou que a reunião foi de suma importância, destacou a preocupação do TRE-SE com o pleito. “Trata-se de mega operação. Nesse caso, é essencial o planejamento a fim de que saibamos o tamanho do efetivo que vamos utilizar e as ações específicas da Guarda Municipal, que está pronta para colaborar no que for possível”, disse. Também salientou que sempre há pequena dificuldade em relação ao efetivo, mas será possível atender conforme solicitado.

O coordenador geral das Eleições e comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Paiva, evidenciou que o pleito eleitoral é a maior operação da Polícia Militar no Estado. “Faremos o policiamento ostensivo para inibir qualquer desordem que possa acontecer e para evitar sinistros. Toda a estrutura da operação será feita com o apoio das guardas municipais. A operação terá vários níveis de atuação de acordo com o planejamento e com as ocorrências”, ressaltou.

Almir Ferreira, que integra a Guarda do Município de Carmópolis, observou que será a primeira participação desse efetivo em eleições. Afirmou que os guardas estão prontos para contribuir e mostrar a qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição. “O nosso intuito é somar e ajudar a população. A explanação sobre o planejamento foi bem esclarecedora”, comentou.