VALENDO
Por TRE-SE | 16 de Jan de 2018, 19h41
TRE lança aplicativo que promete facilitar a vida do eleitor
O “e-título” pode ser utilizado em smartphones ou tablets
Compartilhar
TRE lança aplicativo que promete facilitar a vida do eleitor

Desembargador Ricardo Múcio, presidente do TRE de Sergipe

Com o objetivo de ampliar o exercício da cidadania e facilitar a portabilidade do título eleitoral, a Justiça Eleitoral lançou o aplicativo “e-título”, que já está disponível para download nas plataformas digitais. O aplicativo permite que o eleitor disponha de seus dados sempre atualizados, sem a necessidade de ter que se deslocar até o Cartório Eleitoral.

O  “e-título” pode ser utilizado em smartphones ou tablets. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível no aparelho do eleitor.

Como funciona?

Após baixar o aplicativo nas plataformas digitais Play Store (android) ou Apple Store (iOS), o eleitor deve inserir o número do título eleitoral,  nome,  data de nascimento, o nome da mãe e o do pai. O documento digital contém a foto, informações sobre a situação do eleitor (se está quite ou não), dados biométricos e o endereço de seu local de votação, contendo, inclusive, um mapa com geolocalização.

Impactos positivos

Além do aspecto sustentável, surgindo como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel, o “e-título” trará outros impactos financeiros positivos. A economia será perceptível na redução dos custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos e consumo de energia, entre outros.

Para o eleitor, o benefício será a facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor impresso. Também o tempo de atendimento nos cartórios eleitorais – relativo à impressão, assinatura e entrega do título – será consideravelmente reduzido.

Com informações: Assessoria TRE-SE

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.