LIMINAR DO STF
Por G1 Sergipe | 31 de Jan de 2019, 19h36
Valdevan Noventa tem autorização da Justiça para deixar o estado para tomar posse nesta sexta-feira
Compartilhar
Valdevan Noventa tem autorização da Justiça para deixar o estado para tomar posse nesta sexta-feira

STF deferiu limitar em favor de Noventa e suspendeu medidas cautelares

O Supremo Tribunal Federal - STF - deferiu na tarde desta quinta-feira, 31, uma liminar suspendendo todas as medidas cautelares que interfiram no cerceamento do direito a locomoção do deputado federal eleito por Sergipe, Valdevan Noventa.

Dessa forma, ele pode deixar o estado de Sergipe para tomar posse como deputado federal nesta sexta-feira, 1º, em Brasília. A liminar é válida até que relator aprecie a questão penal em andamento.

No último dia 14, Valdevan deixou a Cadeia Pública Tabelião Filadelfo Luiz da Costa, no município de Estância, depois que o juiz Claudio Bahia Felicíssimo, da 2ª Eleitoral, definir medidas cautelares para a sua soltura por determinação do Supremo Tribunal Federal, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica, apresentação em juízo mensalmente, proibição de manter contato com testemunhas durante a ação penal .

ENTENDA O CASO

O deputado foi preso no dia 7 de dezembro de 2018 preventivamente, após diligências da "Operação Extraneus" da Polícia Federal que apura a inserção de declarações falsas na prestação de contas de campanha por parte do candidato eleito durante as eleições de 2018.

De acordo com a PF, as investigações apontam que ele se utilizou de "laranjas" para a realização de diversas doações em favor da sua campanha.

Segundo a procuradora do Ministério Público Federal, Eunice Dantas, durante a análise da prestação de contas do deputado eleito foi verificado que, após o período de eleições, foram registradas 85 doações todas no valor de R$ 1050, o que chamou a atenção do MPF. As doações teriam sido feitas por moradores das cidades de Arauá e Estância.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.