YoutubeFacebookTwitterInstagram
Política & Negócios
Por | 11 de Ago de 2020, 21h46
Zezinho Sobral debate sobre desenvolvimento em videoconferência com o Sebrae
Entre os temas em discussão, termoelétrica, gás e BR 101
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
B3d41b8e450e6408

Zezinho Sobral; compromisso de apoiar a atividade econômica e fortalecer o diálogo

O deputado estadual Zezinho Sobral, Pode, participou nesta terça-feira, dia 11, de uma reunião on-line com o Conselho Deliberativo do Sebrae/Sergipe. Dentre os temas abordados, o parlamentar falou sobre o futuro promissor de Sergipe, especialmente com a exploração de petróleo e gás em águas profundas sergipanas, o novo mercado do gás e o início das operações da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I - UTE -, das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) no município de Barra dos Coqueiros.

“Trata-se da maior termoelétrica a gás natural da América Latina e do México. Ela colocará Sergipe no mais alto patamar de geração de energia, sendo responsável por converter gás natural em energia elétrica. A termoelétrica trará gás para acessar o mercado brasileiro através da importação e Sergipe será o único do Brasil com esse potencial. Ela impulsionará o desenvolvimento socioeconômico, gerando emprego, renda e investimentos”, pontuou Zezinho Sobral, destacando que as potencialidades do estado já atraem olhares de investidores nacionais e internacionais.

Para Zezinho Sobral, Sergipe tem potencial para se tornar um dos maiores polos de gás do Brasil e alavancar o suprimento na região Nordeste. “A exploração de novos campos em águas profundas, com capacidade de produção do gás e do petróleo, proporcionará grandes viabilidades econômicas. Já temos a energia eólica, energia elétrica, etanol, hidroelétrica e reforçamos o nosso potencial imenso de produção de gás e petróleo em águas profundas. Não podemos esquecer do projeto de construção do Parque de Energia Solar no município de Canindé de São Francisco, que será o segundo maior parque de produção de energia fotovoltaica do mundo. Sergipe se tornará um grande parque produtor de energia”, ressaltou o parlamentar.

Na ocasião, Zezinho Sobral falou sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro a Sergipe, que ocorre no próximo dia 17. Na ocasião, o chefe do Executivo Nacional conhecerá a Usina Termoelétrica e a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados - Fafen -, em Laranjeiras.

Zezinho Sobral destacou a importância do diálogo e de algumas ações do Governo Federal para o estado. “A duplicação da BR 101 Norte em Sergipe é uma delas. O ministro Tarcísio Soares se comprometeu e está cumprindo. Até agora, são 44 quilômetros duplicados e entregues. Segundo o DNIT, a previsão é concluir, nas próximas semanas, o viaduto de acesso ao município de Siriri, no km 59, que vai garantir mais segurança no entroncamento com a rodovia estadual SE-230. A duplicação do lote 01 da BR-101, que vai do km 0 ao km 40 da rodovia federal também está previsto. Com o fim do período chuvoso, o DNIT já retomou o encabeçamento da ponte sobre o rio São Francisco, na BR-101 (divisa entre Alagoas e Sergipe)”, relembrou.

Ainda durante a videoconferência, Zezinho Sobral destacou a atuação do deputado federal Laércio Oliveira (PP) na relatoria do Projeto de Lei (PL) 6407/2013, chamado de Nova Lei do Gás. “O deputado Laércio foi relator de importantes projetos para Sergipe na Câmara Federal e não poderíamos ter melhor representante para defender o mercado do gás. É uma lei complexa, mas que trará grandes benefícios para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil.

Para Zezinho, Laércio é o parlamentar sergipano mais preparado para conduzir essa relatoria e para ter sucesso nela. "A Lei do Gás é muito importante e, sem dúvida, tornará Sergipe muito mais competitivo, fortalecerá a nova Fafen e abrirá novas portas para investimentos. A Lei do Gás vem anexada com diversas ações de infraestrutura: BR 101, Fafen, Termoelétrica, Porto de Sergipe, a viabilidade da Sergas, são algumas delas”, afirmou.

A videoconferência do Conselho Deliberativo do Sebrae em Sergipe contou com a presença do deputado Laércio Oliveira, do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Sergipe, Bráulio Felizola, o presidente do Sebrae/Sergipe, Paulo do Eirado, do secretário de Desenvolvimento e Tecnologia, José Augusto Carvalho, o empresário Genival Nunes, e entidades representadas.

“Agradeço a todos pelo convite para participar do debate. Temos o compromisso de apoiar a atividade econômica, fortalecer o diálogo, fazer a interlocução com importantes demandas e apresentar respostas para promover o desenvolvimento de Sergipe e do nosso povo”, finalizou Zezinho Sobral.