Política & Negócios
Por Ascom | 18 de Fev de 2020, 14h31
Zezinho Sobral participa de Fórum para regularização das queijarias
organizado pelo Sebrae, evento ocorreu nesta terça-feira,18
Compartilhar
Zezinho Sobral participa de Fórum para regularização das queijarias

deputado Zezinho Sobral é o autor da lei que regulamenta as queijarias artesanais

Sancionada em abril de 2019, a Lei das Queijarias já apresenta resultados em termos de qualificação profissional e capacitação de produtores e instituições. Nesta terça-feira, dia 18, o deputado estadual Zezinho Sobral, Podemos, participou do I Fórum de Alinhamento Institucional para os Processos de Regularização e Certificação das Agroindústrias de Derivados de Leite de Sergipe, organizado pelo Sebrae.

“Parabenizo a gestão do Sebrae pela iniciativa. Esse evento é muito importante para o segmento e é destinado especialmente para instituições que atuam nos processos de capacitação de produtores e na regularização das queijarias artesanais de Sergipe”, comemorou.

O Fórum contou com a participação de representantes do Sebrae, Sistema FAESE Senar, Ministério da Agricultura e do Abastecimento - Mapa - , Adema, Senai, Emdagro, Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal de Sergipe, Secretaria de Estado da Agricultura, representantes do Sebrae do Rio Grande do Norte, entre outras instituições.

Entre os temas abordados estavam a inspeção estadual e o licenciamento ambiental das queijarias de artesanais de Sergipe. As discussões também trataram dos entraves, do alinhamento de processos e das exigências documentais para regularização das queijarias, obtenção da licença ambiental, fluxos processuais para obtenção do Selo Arte, além de ações do programa Agronordeste em Sergipe, entre outros.

“Esse Fórum foi o primeiro de muitos. O Sebrae está tomando uma providência excepcional e tenho que certeza de que os órgãos fiscalizadores querem ajudar na certificação e os órgãos de extensão como Emdagro, Sebrae e outros de qualificação farão parte dessa junção. Inclusive, o Senar qualificará 60 queijarias e o Sebrae ficará responsável por facilitar a comercialização dos produtos, uma ação inovadora para o desenvolvimento de Sergipe e um divisor de águas que, sem dúvida, será referência para todo o Brasil”, afirma o deputado estadual.

Ainda na visão do parlamentar, “com o apoio da nossa Lei das Queijarias, o pequeno produtor será fortalecido e, com o incentivo das instituições, terá ainda mais conhecimento para aprimorar sua produção, ampliar a comercialização, aumentar sua qualidade de vida e avançar na economia."

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.