SAÚDE
Por Ascom | 10 de Jan de 2018, 13h31
Governo reativa 14 bases do Samu no interior de Sergipe
O aumento do número de bases descentralizadas tem como objetivo reestruturar e qualificar a logística do atendimento
Compartilhar
Governo reativa 14 bases do Samu no interior de Sergipe

Governo reativa 14 bases do Samu no interior de Sergipe / Foto: Ascom/SES

As ações de reestruturação dos serviços de saúde pública têm sido uma das diretrizes do Governo de Sergipe. Mediante esforços da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 25 ambulâncias passaram a ser utilizadas pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), gerando a reabertura de 14 bases descentralizadas distribuídas em diversos municípios, a exemplo de Porto da Folha, Carmópolis, Indiaroba, Rosário do Catete e Neópolis. Desses automóveis, 21 foram adquiridos mediante contrato de locação e os quatro veículos restantes foram obtidos com recursos provenientes de emendas parlamentares.

O aumento do número de bases descentralizadas tem como objetivo reestruturar e qualificar a logística do atendimento feito ao cidadão que necessita do serviço de urgência, seja através de suporte avançado ou básico de vida. A ideia é ampliar ainda mais a cobertura do Samu, alcançando ainda outros municípios, a exemplo de Itabaianinha. No total, o Samu, em Sergipe, mantém em funcionamento 36 bases descentralizadas instaladas em 34 municípios sergipanos, sendo que duas dessas bases funcionam em Aracaju.

“Com a perspectiva de renovar 100% da frota do Samu, em Sergipe, pomos em prática o projeto que visa ativar novas bases, garantindo a assistência pré-hospitalar móvel para os sergipanos em menor tempo resposta possível. Entre os detalhes que implicam nessas melhorias está a presença de Unidade de Suporte Avançado [UTI Móvel], composta por médico, condutor de veículo de urgência, técnico de enfermagem e enfermeiro, em bases dos municípios de Canindé de São Francisco e Tobias Barreto”, destacou a superintendente do Serviço, Maria Lúcia Santos.

Parceria

O envio de ambulâncias para o interior sergipano ocorre mediante parceria efetivada entre Estado e municípios. A parte que compete ao Estado, através da SES, implica no envio da viatura, com medicamentos e insumos necessários ao atendimento pré-hospitalar móvel, recursos humanos, além de combustível necessário a plena circulação das ambulâncias. Mediante diálogo com os gestores municipais, a SES tem recebido pleno apoio das prefeituras no que se refere à manutenção predial das bases descentralizadas, o que implica em serviços de pintura, caracterização visual, instalação de placas, bem como infraestrutura capaz de receber da melhor forma as equipes pré-hospitalares de urgência.

Mais ambulâncias

Todas as viaturas do Samu estão prontas para envio aos seus respectivos municípios, sendo que algumas aguardam a conclusão dos reparos necessários às bases. Outra novidade que pretende impulsionar ainda mais a dinâmica dos atendimentos feitos pelo Samu é a chegada de mais 30 ambulâncias ainda este mês, sendo essas adquiridas pela SES, mediante recursos próprios do Governo de Sergipe.

“Essa e outras ações de reestruturação dos equipamentos de saúde viabilizam aos sergipanos um serviço público de qualidade, que torna operante a atual gestão da saúde no Estado de Sergipe. Além da aquisição de novas ambulâncias e abertura de novas bases descentralizadas, somamos a esse cenário de boas notícias o incremento dos atendimentos em radioterapia, tomografia e ressonância magnética, reabertura da Maternidade Hildete Falcão Baptista, abertura de novos leitos, adoção da educação popular em saúde, entrega de ambulâncias para transporte inter-hospitalar de pacientes e realização de exames, bem como abertura de processo seletivo seriado para a contratação de novos profissionais, entre outras ações”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.