Socorro
Por Ascom | 11 de Jun de 2018, 06h58
Secretaria de Agricultura capacita turma em Fitoterapia 
Curso resgata culturas passadas de geração em geração
Compartilhar
Secretaria de Agricultura capacita turma em Fitoterapia 

Turma aprende como realizar o cultivo, plantio e utilização de ervas medicinais como remédio natural (Foto: Edilson Menezes)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap) de Nossa Senhora do Socorro recebeu na  sexta-feira, 08, uma turma de cerca de 20 pessoas, entre servidores e moradores da cidade de Divina Pastora, que participaram do 1° Curso de Fitoterapia do município. O curso realizado em parceria entre as Prefeituras dos dois municípios, por meio do Movimento Popular de Saúde (MOPS), e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem como principal objetivo capacitar os cidadãos realizar o cultivo, plantio e utilização de ervas medicinais, além de orientá-los sobre as boas práticas de manipulação e conservação de alimentos.

Segundo o secretário de Agricultura, David Lopes, o curso resgata culturas passadas de geração em geração. “Com esse trabalho nós queremos recuperar aquilo que aprendemos com nossos pais e avós na utilização de plantas medicinais no tratamento e na prevenção de doenças e até mesmo no uso delas como defensivos agrícolas e alertar a população sobre a consequência no uso de agrotóxicos, evitando assim, doenças futuras”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, a parceria já está sendo realizada há cerca de um ano e vem obtendo resultados positivos. “Nós já levamos essa formação para os municípios de São Cristóvão, Aracaju e agora Divina Pastora, quando estivemos pela primeira vez com essa turma, e posteriormente estaremos apresentando o nosso trabalho para outros municípios como Nossa Senhora da Glória e outras cidades que queiram conhecer o trabalho desenvolvido pela secretaria”, contou.

De acordo com o agente comunitário de Divina Pastora, Celso Ricardo, a experiência em adquirir novos conhecimentos irá contribuir efetivamente no trabalho realizado pelos profissionais da sua cidade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e serviços prestados pela saúde municipal. “Nós recebemos o convite para estarmos aqui na secretaria e essa experiência está sendo muito importante, pois com esse conhecimento nós iremos incentivar nossa comunidade a passar a utilizar as plantas medicinais e se informar sobre os benefícios que elas trazem para nossa saúde, muitas vezes possuindo o mesmo efeito dos remédios”, declarou.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.