GILMAR DE NOVO
Por PODER360 | 24 de Dez de 2017, 11h23
Ouça: Em áudio, Gilmar Mendes é acusado de suborno
Gravação é atribuída a juiz do Rio
Compartilhar
Ouça: Em áudio, Gilmar Mendes é acusado de suborno

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, pediu apuração do áudio que circulou nas redes sociais

PODER360 
23.dez.2017 (sábado) - 22h35
atualizado: 23.dez.2017 (sábado) - 22h46

O ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes, solicitou neste sábado (23.dez.2017) providências ao corregedor-nacional de Justiça, João Otávio Noronha, e pediu que o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, instaure inquérito para investigar 1 áudio que circulou nas redes sociais nesta manhã.

A gravação é atribuída ao juiz da 100ª Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes, Glaucenir Oliveira. Nela, o ministro é acusado de receber dinheiro para soltar o ex-governador do Rio Anthony Garotinho e suspender as medidas cautelares impostas à sua mulher, Rosinha Garotinho, também ex-governadora do Estado.

O áudio teria sido compartilhado em 1 grupo de juízes no WhatsApp. Em 1 trecho, é narrado: “Segundo os comentários que ouvi hoje, comentários sérios, de gente lá de dentro, é que a mala foi grande”.

Glaucenir Oliveira é o juiz responsável pela decisão que determinou a prisão de Garotinho em novembro.

Em outro intervalo da gravação, a voz diz ter conversado com o juiz Ralph Manhães, que assumiu o processo do caso. Manhães teria dito que perguntou a Gilmar Mendes, por meio de ofício, se poderia estender medidas cautelares a todos os réus envolvidos no processo de organização criminosa e crimes eleitorais que envolve Garotinho. O ministro teria negado o pedido.

“Portanto, ele suspendeu a domiciliar da Rosinha, mandou liberar ela da pulseira eletrônica. Ou seja, todos os réus do processo, no total são 8, estão totalmente livres para fazer o que quiserem e bem entenderem”, diz a narração.

Segundo ouve-se no áudio, Ralph Manhães pretende se declarar suspeito para não cuidar mais do processo. “Dar a cara a tapa não dá. Virar palhaço de circo do Gilmar Mendes também não tem condição. O colega vai pensar nisso e aí ver se toma uma decisão”, prossegue.

O áudio atribuído a Glaucenir diz ainda que o suposto recebimento de dinheiro por Gilmar estaria sendo comentado por várias pessoas. “Estou vendendo meu peixe conforme eu comprei, mas o que se cita aqui dentro do próprio grupo dele é que a quantia foi alta. Vocês entendem o que eu estou falando.”

O autor da gravação também lamenta a atuação de outros ministros do Supremo Tribunal Federal: “Infelizmente a gente tem outros ministros que são omissos. Parece que se acovardam. Parece até que o Lula tinha razão quando disse que eram todos covardes. É o que ta parecendo: todos covardes”.

O corregedor-nacional de Justiça, João Otávio de Noronha, disse que o órgão vai vai iniciar uma apuração para saber se o áudio atribuído ao juiz é verdadeiro.

Leia a íntegra da nota de Gilmar Mendes:

“O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, solicitou providências ao corregedor-nacional de Justiça, ministro João Otávio Noronha, e instauração de inquérito ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, sobre o áudio que circulou hoje nas redes sociais no qual são feitas graves acusações caluniosas à sua pessoa e às recentes decisões tomadas por ele. Também foram comunicados o presidente e o corregedor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O ministro Gilmar reitera que suas decisões são pautadas pelo respeito às leis e à Constituição Federal.”

ANTHONY E ROSINHA GAROTINHO

Os ex-governadores afirmaram em nota que mandaram periciar o áudio. Segundo o casal, as afirmações sobre o suborno “podem constituir crime contra honra e falta funcional gravíssima”. Se a veracidade do áudio for confirmada, os ex-governadores vão abrir 1 processo criminal contra o juiz Glaucenir Oliveira.

Leia a íntegra da nota:

“Circula nas redes sociais, inclusive com divulgação por sites de notícias, uma gravação atribuída ao juiz Glaucenir Oliveira, com afirmações que podem constituir crime contra honra praticado e falta funcional gravíssima.
Não defender a honra do Ministro Gilmar Mendes, como seus pares no Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal [Federal], é desacreditar toda a justiça brasileira, composta na sua maioria de magistrados corretos que decidem com base na Constituição e nas leis e nos códigos, jamais em interesses subalternos e sujos sugeridos pelo juiz Glaucenir Oliveira, citando o juiz Ralph Manhães.
Por confiar e defender a presunção de inocência, nossos advogados estão pedindo a perícia confirmação do padrão de voz.
Caso constatada a veracidade do referido áudio e as inúmeras inverdades nele contida, não nos restará outra medida se não o encaminhamento da gravação ao ministro ofendido, ao Conselho Nacional de Justiça e à presidente do STF
 [ministra Cármen Lúcia], para as providências cabíveis.
De nossa parte abrirmos novo processo criminal contra o juiz Glacenir Oliveira, que vem a ser o mesmo que inventou um suposto suborno e também quase provocou a morte súbita do
 [Anthony] Garotinho ao transferi-lo do hospital Souza Aguiar para a UPA de Gericinó, contra determinação médica, ameaçando de prisão [o] médico Marcelo Jardim.
Rosinha e Anthony Garotinho.”

Ouça o aúdio: 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.