2018
Por PODER360 | 06 de Dez de 2017, 11h01
PMDB começa a traçar apoios e se aproxima de Lula no Nordeste
Jucá deverá liberar bancadas estaduais
Compartilhar
PMDB começa a traçar apoios e se aproxima de Lula no Nordeste

‘Sou Lula’, diz Eunício em evento no Ceará

Rachado com o Planalto, o senador Renan Calheiros é outro peemedebista que se alia a Lula para 2018. Em agosto, ele e seu filho, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), dividiram palanque com o petista, na chegada da caravana do ex-presidente a Alagoas.

PODER360 
06.dez.2017 (quarta-feira) - 6h00
atualizado: 06.dez.2017 (quarta-feira) - 7h35

Caciques do PMDB começam a traçar coligações nos Estados e no Distrito Federal para as eleições de 2018. O presidente do partido, Romero Jucá (PMDB-RR), já indicou que liberará as bancadas para decidirem alianças.

No Planalto, todos têm ojeriza ao PT, mas no Nordeste a sigla quer casar com o ex-presidente Lula, líder em pesquisas de intenção de voto. Exemplos disso são atos recentes do presidente do Senado, Eunício Oliveira, no Ceará, já se declarando abertamente pró-Lula.

No interior do Estado, o senador repetiu diversas vezes a frase “eu sou Lula”. O indicativo de aliança foi registrado pelo jornal O Povo, de Fortaleza, durante encontro de Eunício com o governador do Estado, Camilo Santana (PT).

Conforme O Povo, Eunício disse que “só o tempo dirá” se a coligação com o PT será confirmada. “Sou Lula”, declarou o peemedebista.

MAIS PT-PMDB

É praticamente impossível conciliar os interesses das 27 seções do partido. Segundo apurou o Poder360, a orientação de Jucá –liberar as bancadas– abrange laços com o PT em Estados além do Ceará.

Foi o que Jucá sinalizou ao presidente da Assembleia de Minas, Adalclever Lopes, que quer apoiar a reeleição de Fernando Pimentel (PT).

O presidente do PMDB tenta mitigar insatisfações dentro do partido. Ele enfrenta resistência para conseguir aprovar as mudanças na estrutura do partido, que darão à Executiva Nacional o controle sobre a verba eleitoral.

NO EMBALO DE LULA

O apreço a Lula se explica na intenção de voto do petista no Nordeste.

Segundo o DataPoder360 de novembro, o petista chega a 39% de intenção de voto entre eleitores nordestinos. No Sul, Lula despenca para apenas 7%. O Sudeste, que é vital para quem deseja se eleger presidente, dá a Lula 24%, uma taxa respeitável e apenas 2 pontos abaixo da média nacional do petista, que é de 26%.

PMDB começa a traçar apoios e se aproxima de Lula no NordesteLula lidera folgado no Nordeste, segundo DataPoder360
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.