ABERTA OU FECHADA?
Por Folha de São Paulo | 01 de Fev de 2019, 19h26
Senado tem bate-boca para definir votação
Compartilhar
Senado tem bate-boca para definir votação

O senador Davi Alcolumbre é quem preside a sessão

A Câmara e o Senado decidem quem comandará as duas Casas pelos próximos dois anos. Com seis candidatos -por enquanto- na disputa pela cadeira de presidente, a votação para a presidência da Câmara começará às 18h. O favorito é Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta a reeleição.

Também nesta sexta, o Senado realiza sua eleição mais disputada desde a redemocratização. Renan Calheiros (MDB-AL) tenta chegar ao cargo pela quinta vez.

No Senado, parlamentares batem boca para definir se a votação para definir a presidência da Casa será aberta ou fechada. O voto fechado tende a beneficiar Renan.

Deputados e senadores tomaram posse para a legislatura 2019-2022 nesta sexta-feira

Deputados novatos e celebridades - alguns se encaixam nos dois grupos - tiveram um dia cheio no começo dos trabalhos da Câmara.

Preferidos por parte da imprensa e requisitados por admiradores, esses parlamentares concederam entrevistas e tiraram dezenas de fotos antes, durante e depois da cerimônia de posse.

Parlamentares reeleitos não tiveram o mesmo tratamento.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) questionou a autoridade de seu adversário Davi Alcolumbre (DEM-AP) para presidir a sessão que definirá o novo presidente do Senado, desencadeando enfrentamentos em série no plenário da Casa.

"Vossa excelência não é diferente de nós, responda às perguntas", gritou o senador Eduardo Braga (MDB-AM). "Você está usurpando o poder", repetiu aos berros Humberto Costa (PT-PE).

Alcolumbre decidiu abrir a tribuna para manifestações de aliados de Renan. Eles querem que ele declare publicamente se é ou não candidato.

"Vossa excelência não bote palavras na minha boca", reagiu Alcolumbre a Braga.

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que preside a sessão, abriu votação para que o plenário decida se será aberta ou fechada a eleição do presidente que comandará a Casa em 2019 e 2020.

Alcolumbre é candidato, apoiado pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), e é a favor do escrutínio aberto. Renan Calheiros (MDB-AL), também candidato, é a favor da votação secreta, que é o que está previsto no regimento da Casa. O modo de votação é crucial na decisão.

Renan tem muito mais chances se a votação for secreta, já que é alvo da Lava Jato e não terá apoio público suficiente. Ele fez vários questionamentos a Alcolumbre, no microfone.
Vários apoiadores de Renan questionam o fato de Alcolumbre ser candidato e presidir a sessão, ao mesmo tempo, afirmando que ele pretende ganhar no "tapetão".

"O sr. não terá legitimidade se continuar presidindo essa sessão. Se for eleito, isso vai parar nos tribunais", afirmou, na tribuna, o senador Otto Alencar (PSD-BA).

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.