Articulista
Valter Joviniano de Santana Filho

É fisioterapeuta e reitor da UFS. Escreve às sextas.

A expansão da Rádio UFS e da TV UFS
Compartilhar

Levar o sinal da Rádio UFS e da TV UFS para o interior é investir em informação de qualidade

Nessa semana, a Universidade Federal de Sergipe foi agraciada no programa de expansão da comunicação pública do Governo Federal. Agora, a rádio UFS e a TV UFS chegarão ao interior do estado.

Essa conquista representa um enorme ganho do ponto de vista cultural, acadêmico e social, não se limitando a UFS, sendo essa uma conquista de todos os sergipanos. Com isso, a comunicação pública e educativa na Universidade Federal de Sergipe entra em uma nova fase.

Culturalmente, a expansão da TV e da Rádio UFS possibilitará outras vertentes da comunicação, seja divulgando o ensino, a extensão e a produção acadêmica, seja co-participe de uma programação que leve outras dimensões da cultura sergipana e brasileira aos lares sergipanos.

Academicamente, a expansão da Rádio e da TV institucional representa um investimento na qualificação dos cursos de Comunicação. Professores e alunos poderão desenvolver suas atividades por meio desses recursos.

Algo que não se limitará aos cursos de Comunicação. Esse espaço estará disponível para diversos cursos e campi permitindo uma maior participação da comunidade da UFS com a divulgação científica.

Ou seja, a expansão da comunicação da UFS é também o estabelecimento de um laboratório qualificado para extensão dos nossos professores. Com isso, a UFS e sua comunidade acadêmica ganharão um espaço de divulgação científica e diálogo com a sociedade.

Do ponto de vista comunicacional, levar o sinal da Rádio UFS e da TV UFS para o interior é investir em informação de qualidade. Nos últimos anos, vivemos momentos no qual o negacionismo histórico, científico e a desinformação se disseminaram para milhões de brasileiros por meio das fake news.

As consequências disso são perceptíveis nos ataques recentes que a nossa democracia vem recebendo. A desinformação em massa se tornou um problema social e o investimento na informação pública de qualidade é uma das mais eficientes formas de combate a esse mal.

A chegada de canais com informação de qualidade auxilia na disseminação da informação científica. Em um momento como esse, a informação qualificada se torna uma luz para nossa sociedade.

Acreditamos que a UFS tem um papel importante nisso em meio ao seu compromisso com a sociedade sergipana. Por isso, a expansão da Rádio UFS e a TV UFS é celebrada por todos nós.

Além de ser um espaço de divulgação da cultura e da ciência, também será um recurso pedagógico ampliado necessário à proteção da nossa democracia. Para um país crescer e se desenvolver, as pessoas devem estar instruídas da boa informação.

Uma instituição pública como a nossa, que valoriza os saberes, investe na democracia como modelo de gestão e acredita na educação como instrumento transformador da sociedade, não medirá esforços para levar e ampliar essa informação qualificada dentro de nosso Estado de Sergipe. E assim, fomentamos ainda mais cultura e arte, com a qualidade que tem sido a nossa marca da UFS.

Foto: UFS

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.