
Professores desempenham um papel fundamental na consolidação da cidadania
O Dia do Professor é mais um daqueles momentos que servem para refletirmos sobre a importância da formação de cidadãos conscientes e participativos em nossa sociedade. Através de seus ensinamentos e de suas pesquisas, docentes mundo afora contribuem no desenvolvimento intelectual das novas gerações. Além disso, eles orientam, viabilizam o desenvolvimento tecnológico e apresentam explicações sobre os conflitos e transformações no mundo.
Os professores possuem a importante missão de fomentar a educação formal, ajudar estudantes a compreenderem o universo rápido de informações que hoje os cerca e, junto com escola e família, levar os jovens a compreenderem o mundo ao seu redor. Mas, que mundo é esse? Nas últimas décadas, uma série de questionamentos sobre as transformações que a sociedade vem passando geraram várias reflexões significativas.
Um desses aspectos nasceu do uso de recursos tecnológicos, que fez com que as relações sociais se modificassem. Enfrentamos uma overdose de informação. Em uma época como essa, o professor deve ser visto como um ponto de referência para nos guiarmos nesse processo de obtenção do conhecimento, que agora é difundido por meio da mídia digital. Mesmo sofrendo ataques absurdos e covardes nos últimos anos, os professores representam nosso porto seguro, um ponto confiável para sabermos no que confiar.
Pensemos uma situação como o triste conflito árabe-israelense que ocorre na Palestina. Trata-se de uma tensão de grande alcance que, lamentavelmente, vem deixando milhares de vítimas ao longo de décadas. Como nos situar em meio a esse debate? Para além do importante e corajoso papel dos jornalistas, faz-se necessário escutar pessoas que dedicam anos de suas vidas a estudar o conflito. Por isso, vários canais de comunicação procuram professores para comentar esses assuntos e nos explicar as razões e características dessa guerra.
Acredito que os professores desempenham um papel fundamental na consolidação da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim como acredito no poder transformador que a educação possui. Nas salas de aula, laboratórios e demais espaços de práticas das escolas e universidades aprendemos mais do que o conhecimento científico, pois essas pessoas nos ensinam valores como a empatia, o respeito à diversidade e a importância da democracia.
Por isso, o Dia do Professor é um momento para homenagear os educadores e seu comprometimento com o ensino e em formar cidadãos para o amanhã. A educação é ingrediente basilar de uma sociedade mais democrática, inclusiva e justa. Nesse sentido, a Universidade Federal de Sergipe vem desempenhando bem o seu papel na formação de professores conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum.
Em um dia que é de todos nós, manifestamos aos professores e professoras da nossa querida Universidade Federal de Sergipe, a todos e todas que desempenham seu papel nas mais diversas áreas, e sobretudo aos que trabalham na formação dos demais professores, formando cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a ciência, a democracia, a arte, os saberes populares, com o bem comum, a nossa gratidão. Parabéns, colegas docentes!
Foto: © Wilson Dias/Agência Brasil
Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.