Articulista
Déborah Pimentel

É médica, pesquisadora da saúde mental e psicanalista. Escreve às segundas.

A quem interessa desqualificar a psicanálise?
Compartilhar

Sigmund Freud: médico neurologista é mundialmente conhecido como pai da psicanálise

“Quando não somos capazes de entender alguma coisa, procuramos desvalorizá-la com críticas. Um meio ideal de facilitar a nossa tarefa”
Sigmund Freud


Foi lançado um livro de uma microbiologista que ficou famosa na pandemia da Covid-19 por esclarecer o importante papel das vacinas, em um período muito conturbado e, por conseguinte, prestando um grande e relevante serviço à população brasileira. Quando ela surgia na tela, eu vibrava: maravilhosa! Ela efetivamente defendia a ciência.

Pois bem, esta senhora, em parceria com o seu marido, que é um jornalista, resolveram escrever um monte de bobagens, classificando como pseudociências consagradas práticas de saúde no país, como psicanálise, acupuntura e homeopatia.

O livro recebeu notas de repúdio de associações ligadas a acupuntura e homeopatia, e inclusive do próprio Conselho Federal de Medicina diante da declaração destes autores de que tais práticas não passam de engodos e placebos.

Eles conseguiram com suas ideias alopradas e em um discurso raso, sem articular adequadamente os conceitos, fomentar reações enérgicas e inflamadas das sociedades que envolvem as três práticas citadas.

Caro leitor, de forma proposital não cito o nome dos autores desta estapafúrdia obra e nem o título, pois no que depender de mim, eles não conseguirão vender mais nenhum exemplar.

Esta senhora alega que no campo psicanalítico sequer existem estudos clínicos randomizados em revistas científicas. As instituições psicanalíticas manifestaram-se em massa, defendendo os benefícios da prática e apontando publicações científicas renomadas internacionalmente e muito sérias que trazem material suficiente para demonstrar a eficácia e o poder terapêutico na clínica.

Um dos muitos textos em defesa da psicanálise, escrito pelo psicólogo Claudio Castelo Filho, destaca que é muita pretensão achar que a natureza se limita àquilo que se pode tocar. E ressalta que ansiedade, desejo, amor, inveja, ódio não possuem uma métrica e ainda assim existem. Mas é possível mensurar, sim, os efeitos físicos e os comportamentos advindos destas emoções ou sentimentos.

A referida doutora disse que se surpreendeu com as reações a algo que ocupou menos da metade de um capítulo do seu livro e se arvora a dizer que ela e o marido são comunicadores de ciência e se autointitula, ainda, do alto de sua arrogância, que está apta e qualificada profissionalmente para falar sobre ciência para um público leigo.

Fico estarrecida de perceber alguém se outorgando o direito de proferir inescrupulosamente ataques a um determinado campo do conhecimento diferente do seu, e sem dele nada saber.

Ela se defende diante das críticas com um argumento curioso, dizendo que as críticas partiram de pessoas que sequer leram o livro dela. Podemos usar este mesmo discurso: ela nunca leu ou estudou a teoria psicanalítica, e provavelmente nunca sentiu os efeitos sobre si mesma, por nunca ter se submetido a um processo analítico. Então não faz sentido desqualificar a psicanálise sem conhecer a teoria, o método ou a eficácia.

O que se vê neste livro é a falta de fundamento científico nos seus ataques gratuitos e violentos à psicanálise, taxando-a de fraude, quimera ou pseudociência, revelando o desconhecimento radical total dos autores sobre aquilo que se propunham a debater e se propuseram a depreciar.

O que foi percebido foram ataques carregados de ódio, e sem embasamento científico. Estariam estes ataques de fúria amparados em motivações inconscientes? Ou talvez, seriam conflitos de interesse com a indústria farmacêutica?

Dê um desconto para mim, caro leitor, talvez eu esteja procurando de forma inadequada as respostas para tantas bobagens escritas por este casal. Perdoe-me pela ilação, talvez despropositada.

A verdade é que o movimento que deu início à psicanálise tirou do limbo uma infinidade de doentes mentais, estes sim, considerados fraudes até então, e desprezados pelos cientistas para os quais o inconsciente não existia.

As evidências dos bons resultados da psicanálise encontram-se nos nossos pacientes que depois dela passaram a viver melhor, menos infelizes, e com menos angústias e sintomas.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.

Adriana Eulálio
Está vindo o tempo que o efeito farmacológico entrará em caos (cientistas do cérebro já prevêem), a ressurreição da PSYCOterapia é a única capaz de curar, amplio PSYCO, pois só a psicanálise é capaz de fazer, terapias existem muitas, mas PSYCO só quem entende de inconsciente... Parabéns Mme Débora eu li o ta "livro do bufão." O mal caráter semeia intriga e boato, por inveja da sua falta de capacidade, ele é o eterno retorno do mesmo.
Ana de Lacerda
Excelente texto da Dra Deborah Pimentel! Que bom seria que esse casal fizesse análise....🤔🤔🤔
luis eduardo barcellos de moura
A psicanálise além de ser uma abordagem terapêutica é uma forma de olhar o mundo, nossas relações com nós mesmos e com os outros. Talvez pelo fato de hj estarmos em um mundo veloz e que requer respostas rápidas ela ( a psicanálise) sofra ataques. É menos " doido" usar um recurso químico a " serviço da vida " ( ansioliticos, antidepressivos) do que mergulhar no inferno de nossa alma através de uma análise. Grato pela atenção.
Karim
Seu texto me representa. E Freud já há respondeu com a frase que você aqui colocou... Uma decepcao
José Cláudio
Comentário perfeito, cirúrgico!
Beth Bianchi
Respondendo ao título da matéria: a quem tem medo.
Denise
Sou psicóloga TCC, gosto da ideia de Psicologia Baseada em evidências, mas com parcimônia! Concordo que quem critica duvido que leu uma linha de Freud. Corretíssimo quando diz que as evidências estão nos pacientes! Eu sou paciente há anos de uma excelente psicanalista que me tirou da síndrome do pânico. Ela, Freud e minha homeopatia! Amo a TCC, mas muitas vezes é lendo Freud que as coisas ficam mais claras e amo a psicanálise também! E tudo bem! Fico triste com posicionamentos tão extremistas assim! Os psicanalistas tem meu apoio total!
Maria da Graça Guimarães Barbosa
Pois é da 'pedra lascada' os rudimentos dessa Dra! Mas não é a primeira vez que constato, estarrecida, a ignorância de gente letrada e doutorada, para com a ' clarevidência' genial do mestre Freud. Depois dele, não somos nem seremos mais só razão. Ainda somos, mais do que tudo, herdeiros daquele barro primordial.
Alexandre Medeiros
A referida autora ée seu ajudante realmente demonstram compreender muito pouco ou nada de Epistemologia. Sua visão de Ciência é positivista ingênua. Ela investe contra a Psicanálise por não aceitar teorias baseadas em construtos como o de Inconsciente. Crê que teorias para serem cientificas devem decorrer de experimentos, algo quase icarrega um critério de demarcacao quase infantil. Como físico, com PhD na Inglaterra, eu posso afirmar que mesmo a Física está também repleta de teorias de construtos, como a Relatividade de Einstein ou como a Matéria Escura e a Energia Escura. O certo é que vencer na Ciência atacando grandes vultos, como Einstein, Darwin ou Freud pode levar a grandes Revoluções Cientificas ou, mais frequentemente, ao ridículo com seus 15 efêmeros minutos de fama.
Janio F .Costa
Quem sabe com poucos minutos de análise ela não se desmanchesse em recalques? Janio Psicanalista. @psicanaliseminuto
Tamiris
Até que fim... Essa senhora não passa de lacração....
RITA DA CONCEICAO NASCIMENTO
Só posso pensar que este casal queria destaque na Saúde Pública federal. Acho, talvez amarguras com as universidades...perdeu meu respeito
RITA DA CONCEICAO NASCIMENTO
Acho que esse casal queria uma boquinha no governo Lula!
Jorge Guerra
Obrigado por tua intervenção, também achei uma petulância juvenil os ataques da Natália, embora tenha louvado seu ferrenho ataques aos negacionistas.Lamentavel seus ataques a obra de Freud um ser humano extraordinário.
Wilson Luiz da Silva
Gostei do comentário da Déborah Pimentel. Representa bem a sensação que tive a respeito da publicação do referido livro. Também representa bem a minha frustração com a microbiologista. Desde quando a conheci pela CBN, ficava na expectativa do próximo comentário, mas a partir da divulgação do livro, comecei a perder o interesse, pois a mim pareceu "forçar muito a barra" e comecei a ter dúvidas sobre o restante. Muito ruim a sensação. Enfim a matéria da Déborah é muito oportuna neste momento.
Adriana Rocco Deiques
A eficiência da psicanálise é provada pela ciência e por nossos pacientes, sem dúvida, inclusive, como a psicoterapia que mais proporciona efeitos de longo prazo (Leichsenring,2008, Journey of the American Medical Association). Os ataques à psicanálise vem das feridas narcisicas que a mesma provoca em estruturas frágeis e nos movimentos perversos, de tentativas de destituição do outro, justamente, por transgredir seus limites. Também admirava a micro biologista em questão, tendo sido uma decepção assistí-la em comportamentos tão anti científicos. Produzir mentiras, distorcer fatos e, sobretudo, se colocar em posição de quem sabe, mesmo que não tenha conhecimento ou títulos para tal é produzir fakenews. Inveja, desejo de voltar à mídia a qq custo também podem estar na origem de comportamentos como esse. Estou pesquisando se posso, como pessoa física, processar os autores, já que o Conselho de Psicologia (sou psicóloga) nada fará, mesmo que as inverdades e ofensas tenham se estendido às psicoterapias no geral. Foi muito bom ter lido o excelente artigo da Dra Déborah Pimentel.
Antonio Paulo Alves
Registro aqui meus parabéns pela suas colocações Dra. Débora. Também sou psicanalista e tive a mesma impressão. Um casal criticando aquilo que não sabem do que se trata
Simone abreu
“Quando não somos capazes de entender alguma coisa, procuramos desvalorizá-la com críticas. Um meio ideal de facilitar a nossa tarefa” Sigmund Freud Só este texto já diz tudo 👏👏👏👏então o que nos resta é entender que esse recalque pertence a ela mesma ! Certo?
Simone abreu
@DéborahPimentel que texto maravilhoso Sou psicanalista clínica tenho vários casos de atendimentos com resultados positivos com a terapia analítica , sou escritora meu livros falam sobre espiritualidade e psicanálise. O que tenho a dizer sobre : É QUE AS CRÍTICAS SÓ NOS FAZEM CRESCER. É isso é ótimo porque vai trazer o conhecimento sobre a psicanalise a muitos e isso é ótimo!! Não acha?
Wilson Luiz da Silva
Gostei do comentário da Déborah Pimentel. Representa bem a sensação que tive a respeito da publicação do referido livro. Também representa bem a minha frustração com a microbiologista. Desde quando a conheci pela CBN, ficava na expectativa do próximo comentário, mas a partir da divulgação do livro, comecei a perder o interesse, pois a mim pareceu "forçar muito a barra" e comecei a ter dúvidas sobre o restante. Muito ruim a sensação. Enfim a matéria da Déborah é muito oportuna neste momento.
RITA AUGUSTA PEREIRA
Sim.. precisamos mesmo é continuar nosso percurso convictos que precisamos continuar sendo científico em nossos atendimentos . Comprometidos com os sujeito do inconsciente...! Nossa capacidade de escuta sendo ampliada pela nossa análise pessoal nos ajuda dia após dia a continuar com este sujeito que nos procura!
Roni Santana
Lamentável ver alguém sem embasamento nenhum criticar aquilo que não conhece, desafiaría essa senhora e seu esposo para um debate público a qualquer hora que ela quiser
Elias Sabat
Sempre que necessitamos discutir uma determinada questão, seja ela qual for, e, sobretudo, quando temos de afirmar um posicionamento sobre essa questão, é imprescindível que tenhamos conhecimento de causa sobre isso. E ter conhecimento de causa é ter ciência da história e dos princípios das coisas e das causas, conforme ensina a metafísica de Aristóteles. E não foi isto que restou demonstrado nas infelizes declarações embutidas naquilo que esse casal considerou chamar de livro. Essa senhora e seu marido Jornalista, demonstraram profunda ignorância sobre a história da Psicanálise e, associado a isto, demonstraram também enorme incompetência no que tange à prática da hermenêutica psicanalítica, foram infelizes em seus propósitos espúrios, o que constituiu, aliás, uma afronta à própria Ética.
Tupi silvaa
Excelente defesa da psicanálise, concordo em gênero número e grau.
PAULO ROBERTO MAGALHAES DE FARIAS
O artigo publicado é de um valor inenarrável a autora de um discernimento exemplar, parabéns!!!
K
O livro se chama "Que Bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério". Escrito por Carlos Orsi e Natalia Pasternak. Um livro necessário em qualquer país sério.
THEREZA CHRISTINA GOULART TAVARES DE LIMA
Excelente Artigo. Sou Psicóloga e trabalho com Psicanálise há 30 anos. Achei ótimo a crítica e a não divulgação desse livro que pra mim " Mofara " nas estantes das livrarias.
Rodrigo
o descalabro é geral tanto dos que acusam sem conhecer como dos que defendem sem entender. Sigismundo não inventou nada , nada criou, como seus asseclas arvoram com unhas e dentes em dizer. O inconsciente sempre foi estudado, perscrutado...A ignorância campeia nos pastos dos fanáticos freudianus. Suas primeiras é fundamentais obras sobre o assunto foram escritas em parceria com Breuer que foi seu orientador sob a supervisão de JM Charcot. Não conhecem as obras do predecessor que inclusive o acusa de plágio, Pierre Janet. Sua única suposta descoberta talvez tenha sido a pior desgraça do seu trabalho, complexo de edipo, já contestado por inúmeras autoridades de peso maior.
Guaraci Barbosa
Exerço a Psiquiatraia desde 1976 e com o emprego da psicoterapia e com resposta bastante positiva, como assim se reportaram inúmeros pacientes. Então, aquela microbiologista, nem seu marido - jornalista, sabem disso. E pouco ou nada sabem sobre isso. Pisaram na bola, e de forma desastrosa ...
António Saraiva
Dra, ouse sair do seu tubo de ensaio e manifeste-se com propriedade e conhecimento, em prol da humanidade a que pertence. Há vida lá fora!
Edinete
É uma pena alguém, sem entendimento sobre esse assunto, tentar desqualificar a psicanálise. Continuem amados psicanalistas cuidando da mente das pessoas e ajudando-as a viverem melhor. Meus parabéns para todos vocês.
Ruy Ferrari
Não sou da área, mas sugiro que os dois procurem urgentemente psicanalista. Necessitam de tratamento.
Cristina Pinto
Sou psicóloga e agradeço imensamente por suas palavras. Críticas infundadas, sem sentido, carregadas de ódio, nunca devem ser valorizadas. Fica aqui registrado o meu respeito à Psicanálise, Acupuntura e Homeopatia.
Jefferson Soares
Incrível! Estou em processo de formação psicanalítica e me entristeci bastante quando veio à tona essa notícia do ataque gratuito à Psicanálise neste "livro". Contudo, fico feliz porque profissionais sérios e comprometidos com a verdade defendem o método psicanalítico. O que realmente importa é a melhora dos indivíduos, a libertação da angústia que os persegue, independente do método ou teoria utilizado. Um forte abraço!
Silmara Ribeiro Marques
Sou psicanálitica, atendo pessoas em situação de rua e, na prática, percebo a importância da psicanálise pela fala do outro. Muito bem colocada essa matéria.
Luiz Paiva Gomes Filho
Excelente. Parabéns pelo trabalho.
Dolores C P Oliveira
Sou psicóloga clínica e concordo com as suas colocações principalmente pela forma cuidadosa em que você pontua e denuncia a tão "estapafúrdia" obra destes autores.
Sérgio da Matta
O fracasso dessa moça subiu à cabeça. O narcisismo dela salta aos olhos, até pra leitor amador de Freud, como eu. Pra ela só é verdadeiro o que se mede num tubo de ensaio. Como vovó já dizia, "quem fala demais dá bom dia a cavalo".
Maria Aparecida de Souza
Compartilho desta opinião. Durante a pandemia a referida microbiologista prestou um relevante serviço e eu também aguardava seus comentários. Depois me surpreendi com o modo que falava de outras práticas de saúde. Dra. Débora, Muito pertinente e necessário seu artigo para se contrapor a esses ataques. Parabéns!!
Giolana Nunes
Como é bom poder ler matérias coerentes, com boa crítica e de pessoas com fundamentaçao! Estou farta de opiniões ou afirmaçoes infundadas de criaturas rasas!
Gabriel
"Quando não somos capazes de entender alguma coisa, procuramos desvalorizá-la com críticas. Um meio ideal de facilitar a nossa tarefa” Sigmund Freud Quando não somos capazes de validar as nossas ideias com consistência, dizemos que os outros as criticam por não serem capazes de compreendê-las. Um meio ideal de facilitar a nossa tarefa. Tenho pena principalmente dos pacientes do SUS, que muitas vezes são privados de terem acesso a abordagens mais eficazes por conta de defensores de abordagens como a psicanálise.
Adilton Jardim De Melo
Realmente desnecessário esta obra. Cada ciência tem o sua metologia de comprovação. A psicanálise tem seus métodos obviamente testados.
Loreci Becker
Eu fiquei estarrecida, quando quando li está matéria desse casal, Eu sou psicanalista a 15 anos, trabalho com o método ADI/TIP os resultados que tenho com os meus consulentes sempre foram positivos, mas eles chegam até meu consultório depois que os recursos financeiros praticamente acabaram, muitos vem de outros profissionais, a maioria desses profissionais não aceitam a psicanálise porque não conhecem! E como vc falou a cima, Quando não somos capazes de entender alguma coisa, procuramos desvalorizá-la com críticas. Um meio ideal de facilitar a nossa tarefa” Sigmund Freud
José carlos
Boa tarde, sou estudante de psicanálise clínica,eu assisti um dos escrito de um livro em eles desconsidera a psicanálise, é uma pena, pois quantas quantas pessoa se libertam dos seus traumas etc. Vamos defender a psicanálise
Mendes Lourdes
Obrigada por comparti a sua opinião tão cabida de sabedoria . Fala quem tem o conhecimento, escuta quem não sabe nada.
Salomao Neves Filho
Parabéns Dra. Deborah Pimentel pela matéria excelentemente bem elaborada.