Aparte
Ana Lúcia Menezes aposta suas fichas em Iran Barbosa para Alese e o vê mais transigente do que ela

Ana Lúcia Menezes: aos 69 anos, de volta para a sala de aula

A deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, 69 anos, dona de quatro mandatos, não concorrerá a um quinto nas eleições deste ano. Para tentar passar o legado adiante, ela e seu grupo, o Articulação de Esquerda, estão convidando para a candidatura de deputado estadual o vereador pela terceira vez por Aracaju - não consecutivamente - Iran Barbosa, ex-deputado federal. Professor como ela.  

E nesta transição, Ana Lúcia admite a humildade de avistar seu discípulo melhor do que ela - teria ele uma “forma muito leve e simpática”. “Iran é muito mais transigente do que eu, e isso é bom para a sociedade. Iran tem um projeto de agrupamento, e ele reflete esse agrupamento que vai repercutir favoravelmente na sociedade”, diz ela.

Ana Lúcia teve quatro mandatos, todos eles encambitados - 2002, com 20.274 votos; em 2006, com 30.021; em 2010, com 20.000 de bola e em 2014, com 26.334. Nos paparicos que faz ao pupilo, ela prevê uma provável superação eleitoral. 

“Eu acredito que Iran me superará eleitoralmente com base em 2014, porque ele, com seu carisma, pela sua forma muito leve e simpática, penetra em segmentos da sociedade que eu nunca atingi. A nossa perspectiva é a de que Iran venha a ter uma votação superior a 28 mil”, diz ela. Em off, ela estende o chapéu até aos 30 mil. 

Mas isso não é uma concessão unilateral da Ana Lúcia. Nos bastidores da Alese, a chegada de Iran Barbosa é tida como líquida e certa - e alguns parlamentares o dão como um possível recordista de voto neste ano, posto ocupado em 2014 por Sílvia Fontes, PDT, com seus 42.613 votos.   
 
“Eu vejo que a população sergipana já vem reconhecendo evolutivamente a competência e o compromisso de Iran Barbosa há algum tempo, na medida em que ele já se elegeu três vezes vereador da Capital e deputado federal. E a sociedade o conheceu melhor na medida em que ele foi um brilhante deputado federal”, diz Ana Lúcia. 

“Veja que como vereador ele tem ficado sempre entre os mais votados. Quando ele volta para concorrer mandato em Aracaju, foi o mais votado por duas eleições consecutivas. Portanto, Aracaju e Sergipe já conhecem o compromisso, a honradez, o comportamento ético e competência de Iran Barbosa. Ele coloca toda sua inteligência, toda sua disposição a serviço da população de Aracaju. Isso é de extrema importância, principalmente nesse cenário em que estamos vivendo”, diz a parlamentar.

Apesar da idade, Ana Lúcia Menezes não tem aposentadoria nem como parlamentar e nem como professora da rede pública. Ela diz que vai voltar a bater estaca nas salas de aula. Será que ainda sabe os caminhos da pedagogia? Ela e Iran são dois ex-presidentes do Sintese.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.