Aparte
Ações de Belivaldo Chagas deixam turvo espaço Almeida Lima na Saúde; mas ele fica

Almeida Lima: escapou por pouco

O tom do governador Belivaldo Chagas na manhã desta segunda-feira, expondo as mazelas do Huse e os equívocos da inauguração de fachada do Centro de Nefrologia neste mesmo hospital não deixou espaço para meia leitura: o secretário de Saúde, José Almeida Lima, saiu chamuscado e fica numa situação muito ruim. Mas não caiu.

A atitude de Belivaldo, cobrando-lhe explicações em cadeia de comunicação do Estado, é mais do que aquela meia palavra que basta para bom entendedor. Desde antes da posse de Belivaldo no sábado, 7, sempre reinou uma dúvida sobre se Almeida ficaria ou se seria afastado. Mas não foi desta vez.

A concepção era a de que Belivaldo teria muitas substituições a fazer no primeiro escalão do Governo - Fazenda, Educação, Agricultura, Assistência Social - e não iria mexer numa - a Saúde - que, aparentemente estaria bem administrada por José Almeida Lima. Mas não é bem assim, no aspecto da Saúde bem cuidada.

Quando Belivaldo vai ao Huse e revela aquela radiografia decadente que apareceu na manhã desta segunda-feira, esta concepção parece ruir. Ruir e levar consigo Almeida e todo o seu staff. Mas não levou. Ainda, por enquanto.

No começo da noite desta segunda - enquanto govenador e secretário de Saúde conversavam -, o clima em Palácio era o de que a coisa ficou, enfim, insustentável para Almeida. Mas eles se entenderam e restou a concepção de que Belivaldo não tem nada de pessoal na relação com secretário algum.

O clima era o de que não haveria justificativa que viesse em direção do salvamento de Almeida Lima. Nada do que ele dissesse a Belivaldo teria serventia. Mas houve salvamento. 

Belivaldo Chagas, ainda siderado com o que vira no Huse, pediu a Almeida um prazo fixo para ver o Centro de Nefrologia funcionando. Almeida lhe deu: 20 de abril. Ou seja, dentro de mais 10 dias.

Belivaldo perguntou a Almeida qual o nome do exame mais precioso de pacientes no setor de saúde. Ouviu do secretário que é o pet scan. Aí Belivaldo lhe pediu um com profunidade da saúde pública de Sergipe. Ficou de tê-lo. "Vou visitar todos os hospitais do Estado como fiz hoje com o Huse", disse o governador à coluna Aparte.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.