Aparte
Rogério Carvalho faz alerta grave: ou Brasil pede solidariedade ao mundo, ou morrerão 500 mil pessoas  

Rogério Carvalho: mais que desespero, um grito de alerta

“Eu não suporto mais ver tanta gente morrendo. Está insuportável. A questão é política. Temos que pedir ao mundo solidariedade para que a gente evite 500 mil mortos no Brasil. Os EUA têm vacinas armazenadas. Eles têm estoque de vacinas que não consumirão. Nós precisamos sensibilizar o mundo e ganhar a solidariedade mundial”.

Usando esta visão-síntese do pensamento dos que têm bom senso e responsabilidade humanitária frente à greve crise da pandemia de coronavírus que devasta o Brasil, o senador Rogério Carvalho, PT, fez um duro pronunciamento no Senado nesta quinta, 11.

E concluiu pedindo ao presidente do Congresso, seu colega Rodrigo Pacheco, DEM/MG, para que, através da Comissão de Relações Exteriores do Senado, faça as pontes com outros países em busca dessa ajuda humanitária internacional de que fala, para que o Brasil tenha vacinas e estanque a escalada de mortes pela Covid-19.

Não há exagero nenhum nestas posturas de Rogério Carvalho. Ao contrário. Há nelas uma aberta sensibilidade e uma demasiada responsabilidade do parlamentar sergipano, que se agiganta, mais ainda, diante da visão genocida do presidente da República, Jair Bolsonaro, que zomba do vírus, da Covid-19 e dos brasileiros num dos momentos mais difíceis e constrangedores da vida nacional.

Para Rogério, sem a ajuda e a solidariedade internacionais, o fracasso virá a galope contra os brasileiros. “Nós não resolveremos o problema. Nós estaremos acompanhando duas mil mortes diárias, 2.500 mortes diárias, chegaremos a três mil mortes diárias e a 500 mil mortos se uma ação política institucional, de forma incisiva e decisiva, não for feita de imediato”, sinalizou o senador, constrangido com a escalada recorde de vidas perdidas pela Covid-19 neste mês de março.

Médico, Rogério Carvalho trabalha com a ideia, que é real, de que o programa nacional de vacinação contra a Covid-19 corre o risco de ser interrompido por absoluta falta de imunizantes. Ele entende que, “apesar da arrogância do atual governo diante das instituições internacionais, não é hora para disputas ideológicas”, e que se deve estender braços longos em busca de ajuda.

“O Senado, a Câmara dos Deputados e o Governo precisam buscar a solidariedade da Organização Mundial de Saúde, da Organização Pan-americana de Saúde, que foi enxotada, foi humilhada e que foi desrespeitada pelo Governo Federal. Mas, nesta hora, nós temos que ir atrás dessas organizações”, disse Carvalho.

Em tom de desabafo, o parlamentar sergipano alertou sobre o risco que o país vive diante da falta de imunizantes. “Só alguns países têm vacinas para nos acudir. Ou nós conseguiremos 50 milhões de doses, além dos 22 milhões que são as únicas doses que temos à disposição, que não representarão nenhum impacto na pandemia neste momento, ou nós vamos presenciar uma catástrofe sem precedentes, como a que já estamos vendo”, alertou Rogério Carvalho.

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.