Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Diógenes Almeida bota mais de 20 pontos à frente de Dilson em Tobias Barreto
Compartilhar

Diógenes Almeida: pontuando bem em todas as direções

Uma pesquisa de opinião pública planejada e executada pelo Instituto Alvo na cidade de Tobias Barreto, sobre a sucessão deste município, aponta o prefeito Diógenes Almeida, MDB, em excelentes condições de avaliado, desde como gestor, passando pela sondagem sobre as chances de se reeleger no dia 15 de novembro, até a baixa taxa de rejeição perante os tobienses.

De acordo com os dados aferidos pelo Instituto Alvo nos últimos dias 23 e 24 de setembro de 2020, Diógenes Almeida seria um candidato vencedor da eleição dali logo num primeiro turno, se houvesse um segundo tunro numa cidade como Tobias Barreto.

Sozinho, na modalidade questionário espontâneo, Diógenes Almeida bota uma folgada frente de 22,5 pontos percentuais sobre o concorrente Dilson de Agripino, Cidadania, deputado estadual, ex-prefeito da cidade por dois mandatos e a liderança mais vistosa da oposição no lugar.

Aqui, Diógenes tem 48% das intenções de votos dos tobienses e Dilson, apenas 25,5%. Nesta modalidade, o candidato Magno Araújo , PV, tem 3%, e o candidato Disnei Viana, do PP, 2%.  Juntando os três concorrentes, a soma das intenções de votos deles é de 30,50% - o que deixa o candidato Diógenes Almeida com uma vantagem de 17,50% sobre o bloco inteiro.

Na espontânea, ainda é de 9,75% o quantitativo de tobienses indecisos sobre em quem votar para prefeito neste ano. Há outros 7,50% que disseram não saber opinar e nem responder a esta questão, e 4% dispostos a anular o voto. Ao todo, eles simbolizam 21,25% do eleitorado da cidade, e 0,25% disse que votaria num tal de Barbudinho.

Dilson de Agripino: num distante segundo lugar

ESTIMULADA

A boa performance político-eleitoral do agente público Diógenes Almeida continua quando o questionário é o estimulado - aquele em que o entrevistado do Instituto Alvo recebe a relação dos nomes dos candidatos e lhe é perguntado em qual deles votaria.

Aqui, Diógenes Almeida é o preferido de 50,50% dos entrevistados, e em segundo lugar vem o candidato Dilson de Agripino, com 31,25%. A diferença em favor de Almeida é de 19,25 pontos percentuais.

No estimulado, Magno tem 4% e Disnei, 3,50%. Eles dois mais Dilson juntos perfazem 38,75% - e ficam, em bloco, 11,75 pontos percentuais atrás de Diógenes.

São, nesta modalidade, 5,25% de eleitores indecisos, 3% dispostos a votar nulo e 2,50% que não souberam ou não quiseram responder.

REJEIÇÃO

O Instituto Alvo entrevistou presencialmente 400 eleitores distribuídos em todas as localidades do município de Tobias Barreto – da sede aos povoados.

A pesquisa tem margem de erro de 5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Ela foi contratada pelo próprio Instituto Alvo e tem registro de número SE-07164/2020 no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.

O Instituto Alvo aferiu, ainda, um outro dado muito valioso para quem se expõe a disputas eleitorais: a rejeição que os eleitres manifestam nessa hora. Nesse aspecto, o candidato Diógenes Almeida também leva a melhor: ele tem a terceira menor rejeição entre os quatro concorrentes.

O candidato Dilson de Agripino leva a pior: 28,50% dos tobienses disseram que não vatariam nele para prefeito em hipótese alguma. O segundo pior índice é de Magno, que leva 19,75% de rejeição, seguido de Diógenes, com 19%, e Disnei, com 15,50%.

No corpo dessa pesquisa eleitoral, o Instituto Alvo fez alguns levantamentos importantes sobre a autoestima do povo tobiense, de como ele encara o prazer de viver nesta cidade e qual o conceito da gestão pública que é realizada nela. Mas a Coluna Aparte publicará esses dados a posterior.

O Instituto Alvo é uma empresa fundada e mantida desde 2017 pelo professor, cientista político e sociólogo Alailson Modesto - MTB/DRT/SE 016 -, que responde pela Coordenação Geral de Pesquisa.

Alailson Modesto é o executivo de pesquisa que comandou por mais de uma década o Dataform, um dos institutos que materializaram os maiores índices de acertos em pesquisas eleitorais de Sergipe até 2016. Se você quiser conhecê-lo mais e à visão que ele tem da área, leia a Entrevista Domingueira com ele .  

 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.