Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 38 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração Tanuza Oliveira.

Edvaldo Nogueira promete fazer do Sementeira um admirável parque novo. “Vai resultar lindo e confortável”
Compartilhar

Edvaldo Nogueira: “Sempre defendi algo mais clean na reforma do parque”

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PDT, assegurou com exclusividade à Coluna Aparte nesta segunda-feira, 12, que até meados do ano que vem os aracajuanos vão receber um admirável parque novo a partir do chassi do Parque da Sementeira, ou do Parque Governador Augusto Franco, na zona sul da capital.

As obras de reforma já foram iniciadas, compreendendo a substituição daquele muro de cor salmão, cuja tela já apodreceu há tempos e vem desabando progressivamente. Depois virão as obras internas. Ao todo, deverão ser investidos ali R$ 20 milhões, em recursos do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.  

“Para a adiantar o processo, dividimos a obra do Parque da Sementeira, ou Parque Governador Augusto Franco, em duas partes. A primeira, que é o cercamento, o novo muro, que já licitamos e começamos. A obra já está aí, andando”, diz Edvaldo Nogueira.

“A segunda, que são as obras internas, a do Parque em si, já tem o projeto arquitetônico pronto, restando somente alguns itens complementares, e a nossa gestão quer iniciar isso em setembro ou outubro, com conclusão lá para o meados de 2022”, reforça.

Mas que admirável parque novo será mesmo esse? “Posso assegurar que vai resultar num parque muito lindo e confortável, mas sem grandes intervenções. Teremos poucas construções e mais aberturas de espaços para as pessoas. Teremos áreas para idosos, uma ciclovia, ampliaremos as trilhas de caminhadas, teremos um espaço-mirante e plantaremos mais árvores. Teremos, em síntese, uma série de coisas lindas e maravilhosas”, reforça Edvaldo.

“De construção, teremos apenas um pavilhão, que vai ser um Centro Cultural, com anfiteatro, um espaço para exposições de artes. Vai ser uma espécie de recepção do parque, nas imediações dos lagos - a pessoa entra e logo dá de cara com exposições e manifestações culturais. Vamos ter - quer dizer, voltaremos a ter - pedalinhos nos dois lagos, sem nem necessitar aprofundá-los mais, porque já tem profundidade suficiente ali”, anuncia o prefeito da capital.

E mais: “O espaço da Emsurb vai desparecer. Dali vamos fazer vestiários e banheiros - de suporte à área de esporte que faremos. Faremos três pórticos lindos e maravilhosos nas entradas, e a nossa reforma já incorpora aquele parte do fundo da Emdagro, que foi cedida ao Parque Augusto Franco. Ali vai ter área pet, para onde se possa levar os cães e gatos”, diz Edvaldo.

“Vai ser algo espetacular. Nós passamos um ano e meio discutindo esse projeto e posso afiançar que não vai estrangular o “aspecto parque” do Parque da Sementeira. Demoramos por causa da pandemia e aproveitamos para discutir mais e melhor o projeto. O primeiro que veio não gostei, porque trazia muitas construções no interior do parque e eu sempre defendi algo mais clean. Mas posso adiantar que quem viu os primeiros esboços do projetos se entusiasmou”, diz.

O futuro Parque da Sementeira terá, segundo o prefeito, um modelo novo de muramento. “Será um muro baixo, com um cimo de cerca em tela de arame que não é farpado. Quem passa pela Avenida Oviedo Teixeira já consegue visualizar o novo modelo de muro que estamos fazendo. Um encanto, que descortina pela tela a parte interior do equipamento -do lado de fora quem passa identifica o parque por dentro, mas não pode ter acesso, exceto pelos três portões que serão os das suas entradas oficiais. Aquela cerca de tela é a que está sendo usada em todos os parques do mundo. É forte e resistente e vem sobre o micro muro para evitar que animais, como cães, entrem no parque”, diz Edvaldo.

Outra novidade é que vai ser estendido o estacionamento da Avenida Oviedo Teixeira até aquela rótula que dá para a Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do portão da parte de trás do parque. “De modo que teremos um estacionamento ao longo de todo o trecho da Avenida Oviedo Teixeira. Será feita essa ampliação de estacionamento porque não vai ter mais circulação de automóveis no Parque a partir dessa reforma e precisamos gerar espaços externos para conforto de quem vai visitar o parque”, diz Edvaldo Nogueira.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.