Aparte
Opinião - PM de Sergipe refletida dentro e fora do Brasil através de um lagartense

[*] Waldson Diniz Santos

Lagarto é uma cidade caracterizada, entre outras peculiaridades, como berço de grandes sergipanos. São vários nomes que contribuíram e foram notáveis nas mais diversas áreas, tantos que seria um grave erro citar aqui apenas alguns.

Porém, se me permitir, quero destacar um filho ilustre da terra da maniçoba justamente por estarmos no mês do seu aniversário. Ele é José Machado dos Santos.

O também lagartense professor e doutor Claudefranklin Monteiro relata em um de seus artigos que José Machado, nascido em 12 de maio de 1912, ingressou na força policial sergipana ainda muito jovem e foi justamente como militar do seu Estado que esse conterrâneo de Sílvio Romero, através do seu talento musical, realizou um feito que ultrapassou e ultrapassa as fronteiras do Brasil.

A história nos conta que no ano de 1935 foram promovidos a 2º tenente José de Oliva Freire, José dos Santos Graça, José Batista dos Anjos e José Machado dos Santos. É nesse momento que surge para o lagartense a inspiração para a composição musical do dobrado “Quatro Tenentes”, executado na acentuada maioria das cerimônias militares.

Muito provavelmente você já ouviu essa peça musical que não somente está presente nos quarteis brasileiros como também além fronteias da nossa nação.

Talvez o próprio sergipano não se dê conta da grandiosidade desse fato, ou saiba muito pouco sobre ele, mas é através destas notas musicais que a Polícia Militar de Sergipe se faz presente nacional e internacionalmente.

Ainda de acordo com o historiador Claudefranklin Monteiro, José Machado morreu jovem, aos 36 anos, mas deixou outros dobrados também inspiradores para as próximas gerações, são eles: Sílvio Romero, Major Misael Mendonça, Professor Olavo, 17 de outubro, fronteiras de nosso estado, Dom Bosco e Desembargador Hunaldo Cardoso.

Saber sobre o nosso povo, a nossa gente, é uma obrigação de cada um de nós. Não podemos deixar nossa história esquecida enquanto nos dedicamos a admirar ações alheias. O sergipano também é um grande contribuinte para a movimentação da engrenagem dessa nação.

[*] É radialista e jornalista.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.