Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Fábio Reis não quer deixar MDB, e defende que JB fique e seja candidato ao Senado
Compartilhar

Fábio Reis: “Eu não dou o MDB como cancelado em minha vida”

O deputado federal Fábio Reis, MDB, disse nesta quarta-feira, com exclusividade à Coluna Aparte, que vai usar de todos os recursos legais possíveis para permanecer neste partido e evitar que o senador Rogério Carvalho, PT, o leve para servir de abrigo ao deputado federal Fábio Henrique de Carvalho, hoje no PDT.

Segundo Fábio Reis, esses “recursos legais possíveis” encontram, ainda, apoio em lideranças nacionais do partido, como o presidente dele, Baleia Rossi, de São Paulo, e o líder na Câmara, Isnaldo Bulhões, de Alagoas.

Fábio defende que no MDB permaneça também o ex-governador Jackson Barreto e que este seja acolhido na condição de candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo deputado federal Fábio Mitidieri, PSD, ao Governo de Sergipe.

A Coluna Aparte achou tão bem explicitadas as posições de Fábio Reis nesta luta de ficar ou sair do MBB que entendeu como legítimo colocar na íntegra aqui a conversa que teve com ele. E é o que se segue.

“Eu não dou o MDB como cancelado em minha vida. Até eu sair, não darei. E eu não saí. Há um fato concreto aí: a prioridade do MDB em Sergipe sou eu, que estou no mandato, e isso é dito pelo nosso presidente Baleia Rossi e pelo meu líder, Isnaldo Bulhões, que são todos meus amigos. 

O interesse deles é o de manter o parlamentar, e isso ficou muito claro e muito transparente tanto da minha parte quanto da deles. Obviamente, eles querem a nossa permanência, mas não deixam de estrar recebendo assédio natural de Rogério Carvalho para gerar espaço para o deputado federal Fábio Henrique. O partido não quer perder um parlamentar na Câmara.

Como o meu interesse é o de permanecer no MDB, eu estou tentando construir isso com Belivaldo Chagas e com Fábio Mitidieri. Tenho lhes mostrado a importância disso e o meu desejo de que aconteça.

E nem dou Jackson Barreto como fora do partido também. Pelo contrário. Estou tentando convencer da importância de Jackson como nosso pré-candidato ao Senado pelo MDB.

Será que um ex-governador candidato ao Senado não é importante para o partido? Além disso, temos uma chapa de deputados estaduais a ser construída, como a que envolve o presidente da Alese, Luciano Bispo, a deputada Goretti Reis e tantos outros que desejam vir pra cá e que precisam de uma posição nossa.

As vantagens de permanecermos no MDB são muitas. Ali, nós temos identidade e amizade. Temos um trabalho, uma referência - toda a vida partidária que eu tenho ligada a Sergipe e sobretudo a Brasília é atrelada a essa sigla. Meço também a importância que o MDB tem pra Sergipe por ter ex-governador sergipano, ter tido deputados federais importantíssimos.

Aliás, o MDB foi onde eu comecei a minha história política. E, naturalmente, eu vou lutar até onde eu puder por todo esse espólio, e espero conseguir. Vou lutar para convencer aos nossos líderes no grupo, como o governador Belivaldo e o nosso pré-candidato ao Governo Fábio Mitidieri para que tentemos compor. Para que tentemos trazer nomes políticos para nos dar a possibilidade não somente a mim, mas também a todos aqueles que vierem, de disputar de igual por igual. 

Mas não nego que recebi e continuo recebendo convites de Gilberto Kassab, de Fábio Mitidieri, do próprio governador Belivaldo Chagas, todos do PSD, para que eu vá para este partido - e isso já vem de há muito tempo. Mas, insisto: estou construindo a permanência no MDB. Convidei Isnaldo para vir neste final de semana a Sergipe para uma conversa com Belivaldo e com Fábio Mitidieri para a gente tentar achar uma solução. Um meio termo.

Agora, naturalmente Rogério Carvalho e Fábio Henrique têm interesses no MDB porque é um dos maiores partidos do Brasil, tem tempo de TV e de rádio numa campanha, e isso ajuda. E aí diz Rogério: “Ah, vamos colocar Fábio Henrique lá”.

Mas deixo aqui a minha pergunta: e Fábio Henrique se elegerá sozinho? Tem a conversa de Rogério Carvalho, Fábio Henrique ou Clovis Silveira assumir o MDB, mas Baleia sempre me disse: “Se tiver chance de ele compor e retornar a Brasília, a nossa prioridade é por Fábio Reis.”

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.