Aparte
Governo de Aracaju investe R$ 10 milhões pra manter em casa a alimentação de alunos

Entrega dos kits transformou-se, com o tempo, em uma experiência pedagógica

Planejada como forma de reduzir os problemas econômicos derivados da pandemia do coronavírus, a entrega dos kits de alimentação feita Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação , chegou ao final na sua oitava etapa, distribuindo, ao total, aos 32 mil alunos da rede de ensino municipal cerca de duas mil toneladas de alimentos.

Isso corresponde um investimento aproximado de R$ 10 milhões. Os kits são formados por alimentos que equivalem a um mês de merenda escolar e são entregues levando em conta cada aluno - ou seja, as famílias que têm mais de um estudante matriculado na rede recebem os kits em número equivalente.

As entregas, realizadas desde março do ano passado, chegaram à oitava rodada de distribuição neste mês de fevereiro. A iniciativa é uma estratégia do Governo de Aracaju para minimizar os danos causados pela crise sanitária, que tem impactado diretamente na saúde financeira das famílias aracajuanas.

“A distribuição dos kits de alimentação escolar surgiu no bojo de medidas promovidas pela Prefeitura de Aracaju no sentido de garantir aos aracajuanos uma proteção nesse momento pandêmico, uma vez que aumentou a situação de vulnerabilidade. Esse investimento é muito importante, pois tem um impacto grande na vida das famílias. Às vezes, a alimentação escolar é a única opção que as crianças têm”, diz a secretária da Educação, Cecília Leite.  

A entrega dos kits é financiada com recursos do Tesouro Municipal, a mesma verba que seria utilizada caso as aulas presenciais estivessem acontecendo. Para garantir a segurança dos pais e também dos funcionários das escolas, foi preparada uma logística rigorosa para permitir o cumprimento das medidas de biossegurança durante as rodadas de distribuição, como a sinalização de distanciamento entre as pessoas, a limpeza constante de cadeiras e de áreas comuns, utilização de álcool em gel e o uso obrigatório de máscara.  

Para que tudo pudesse ocorrer sem transtornos, a Semed manteve uma parceria com a Guarda Municipal e com o Exército Brasileiro.  

Segundo a secretária, o momento da entrega dos kits transformou-se, com o tempo, em uma experiência pedagógica, por meio do acolhimento e orientação repassados aos pais e alunos, facilitando com que o vínculo educacional pudesse permanecer mesmo com as aulas remotas.

Foto: Andre Moreira 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.