Aparte
Opinião - O PTC e o Programa de Transformação do Cidadão Através da Política

[*] Jefferson Costa

O Programa de Transformação do Cidadão, desenvolvido pela Cavalheiros Costa Consultoria Especializada em Política para o PTC, é um fomentador do diálogo entre os vários atores da sociedade - estudantes, mulheres, trabalhadores, grupos minoritários - que conversam e mantêm uma relação política.

É preciso perceber que o cidadão comum é o principal ponto de observação e centro da política contemporânea. Esse é o propósito do projeto do PTC de Sergipe: empoderar o votante para que suas escolhas e ações o tornem parceiro e corresponsável da produção, desenvolvimento e formação de políticas públicas. 

O nosso Programa, que quer se ver implantado pelo PTC e valendo já em 2022, não tem um foco meramente eleitoral, mas sim político. Ele quer ser um processo educacional que coloca o empoderamento como central na troca de experiências e ações do cidadão.

O antigo sistema de comunicação político saturou e precisa de mudanças que o coloque sob a vigência da Ciência Política - big-datas, algoritmos, matemática.

Nesse sentido, o votante é de fato quem detém o poder de escolha e precisa incorporar a prerrogativa de decisão e não apenas legitimar alguém para decidir por ele.

O nosso foco é exatamente a ampliação do canal participativo em que as ações dos políticos não apenas deliberem pelo cidadão, fazendo com que este seja somente um receptor de prováveis benfeitorias.

Mas por quê? Quem definiu assim? Então por que tem que ser assim no seu uso da política? São essas as questões que o nosso Programa traz para incorporar ao diálogo entre o cidadão e a política na busca conjunta por respostas.

Um novo ciclo político está presente na vida das pessoas e é importante para um partido ou parlamentar interagir ao nível da horizontalidade, onde se fortalece a legitimidade e abre espaço para a atuação do cidadão. Esse é o foco do PTC em Sergipe.

A negação a esse modelo de pensar a política é prejudicial para democracia. Os parlamentares precisam dominar o centro da narrativa política. Assim, nosso Projeto contribuirá para que a relação dialógica entre os partícipes-construtores da relação política seja potencializada. 

Dessa maneira, todas as situações e relações serão mais concisas e resistentes a momentos de fraqueza como corrupção ou fisiologismo.  

[*] É cientista político e membro da Cavalheiros Costa Consultoria, instituição especializada em Ciências Políticas.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.