Aparte
Opinião: Audiência Pública que é uma excelente ideia

.Jorge Araújo é jornalista e ex-deputado estadual

O mandato do deputado estadual Luciano Pimentel, juntamente com o Sindicato dos Bancários do Estado de Sergipe e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB/SE - promove uma Audiência Pública na Assembleia em defesa das empresas públicas, incluindo aí os bancos.

Uma excelente ideia para um momento em que são registrados fechamentos de agências tanto do Banco do Brasil quanto do próprio Banco do Estado de Sergipe, o nosso Banese.

Ao tempo em que se discute o fortalecimento dos bancos públicos, é preciso registrar que alguns fatos vêm sendo praticados pelos administradores dos próprios estabelecimentos que contribuem para o enfraquecimento dessas instituições.

É o caso, por exemplo, do Banese que, com o argumento de uma modernização, vem incentivando o fortalecimento dos chamados Pontos Banese.

Assim é que, em várias cidades do interior, enquanto nas agências do banco existem dificuldades com os poucos caixas no atendimento, nos Pontos Banese o atendimento é mais rápido.

Tem até um exemplo que verifiquei na agência Banese de Poço Redondo, onde o próprio gerente orienta os clientes a procurar a Casa Lotérica e o Ponto Banese.

Tudo bem que o banco se modernize, mas para tanto não precisa deixar de se preocupar em atender bem as pessoas humildes, principalmente as do interior do Estado.

Ainda sobre o Banese, não se justifica que no Conjunto Augusto Franco, que é uma verdadeira cidade dentro de Aracaju, ele não tenha uma agência sequer para atender ao público.

Já o Banco do Brasil tem se aproveitado dos assaltos em suas agências para fechá-las, em prejuízo dos interesses da população. E isso, seguramente, é inaceitável.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.