Aparte
Orlando Rochadel é eleito corregedor do Ministério Público brasileiro e agradece a Sergipe

Orlando Rochadel: posto alto, boa vontade de servir

Nesta terça-feira, o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe, Orlando Rochadel foi eleito corregedor nacional do Ministério Público brasileiro. No mês de julho, ele foi reeleito para o segundo mandato do Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP. A  Corregedoria Nacional do Ministério Público não tem vínculo com CNMP.

Orlando Rochadel foi o primeiro promotor sergipano a assumir a Procuradoria-Geral do  Ministério Público do Estado de Sergipe. Na escolha de hoje, participaram todos os conselheiros nacionais, inclusive a presidente Raquel Dodge.

Muito feliz com a escolha do seu nome, nesta terça-feira ele distribuiu uma nota aos colegas. “Orgulhoso por poder representar o MP de Sergipe e por ser o primeiro representante do MP nordestino estadual a ocupar tão relevante cargo, quero compartilhar o significado deste momento com todos vocês, agradecendo o apoio e o estímulo de sempre. Sem vocês, nada teria sido possível ou teria acontecido”, disse. Veja a nota, na íntegra. 

“Queridas amigas e queridos amigos, 
Com muita alegria e satisfação informamos que, no dia de hoje, fomos eleitos Corregedor Nacional do Ministério Público brasileiro.

Participaram do processo de escolha todos os conselheiros nacionais, inclusive a presidente Raquel Dodge.

Orgulhoso por poder representar o MP de Sergipe e por ser o primeiro Representante do MP nordestino estadual a ocupar tão relevante cargo, quero compartilhar o significado deste momento com todos vocês, agradecendo o apoio e o estímulo de sempre. Sem vocês, nada teria sido possível ou teria acontecido. 

Ao término de nosso mandato de corregedor nacional, teremos completado 12 anos dedicados prioritariamente às questões institucionais e administrativas do MP, seja na condição de SECGER, de procurador-geral de Justiça, de presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos do CNPG, de conselheiro nacional, de presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP e, agora, de corregedor nacional do Ministério Público.

Precisaremos do apoio e da participação de todos vocês no exercício da Corregedoria Nacional. Sergipe tem muito com o que contribuir para o Ministério Público brasileiro.

Criamos um grupo de WhatsApp denominado CNMP News e reiteramos o convite para todos participarem, já que este será o canal de comunicação com a Corregedoria Nacional, inclusive para a indicação daqueles membros que queiram realizar atividades pelo Brasil. 

O MP/SE é o melhor do Brasil. Devemos compartilhar nossas experiências exitosas. Assumindo o mais elevado cargo que um membro originário de MPs estaduais pode ocupar, após eleição unânime e inédita junto aos procuradores-gerais de Justiça do Brasil, aproveitamos para, respeitosamente, informar que, após o término de mais este mandato, não pretendemos disputar outros cargos eletivos no MP, seja em Sergipe, seja fora.

Fomos o primeiro promotor do MP/SE a ocupar o honroso cargo de PGJ, após termos participado ativamente, juntamente com outros líderes do MP/SE, do processo de alteração legislativa que possibilitou a candidatura de promotoras e promotores à chefia do MP. 

Além disso, tivemos o privilégio e a honra de concluir a construção da nossa Sede, sonho antigo de toda a classe, e de implementar ações voltadas para a melhoria da logística e da remuneração de servidores e de membros, antes mesmo que outros MPs e o próprio Judiciário o fizessem. 

Participamos diretamente do processo que transformou o MP/SE  em referência nacional. Humildemente, acreditamos que já tenhamos dado a nossa contribuição. 
Encerrado este novo projeto, pretendemos retomar nossas atividades na Promotoria da Educação, uma das grandes paixões de nossa vida, tendo fé que, com educação, mudaremos o mundo. 

Aguardam-nos projetos de Educação, em harmonia com evolução humana, ética, espiritualidade e fraternidade, nas comunidades mais carentes de Aracaju, particularmente no bairro Santa Maria, tendo por base o Centro Educacional Vitória de Santa Maria, maior escola pública de 0 a 18 anos do Estado, construída a partir de Termo de Ajustamento de Conduta firmado no MP/SE, sob a nossa coordenação”.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.