Aparte
Opinião - Vovô Noel nos ensinou que falar pouco não significa silêncio e sim atenção aos detalhes

[*] Raíssa Oliveira

Todas as semanas, em um dia e hora exatos, nos reuníamos para almoçar. Cada qual com sua cadeira de sempre, a família seguiu essa tradição por anos, até durante a pandemia, com os cuidados necessários.

Em uma dessas cadeiras, sentava-se Vovô Noel, popularmente conhecido como Noel Barbosa. Sempre pontual e discreto, durante esses encontros e por toda a sua vida Vovô Noel nos ensinou que falar pouco não significa silêncio e sim atenção aos detalhes e mais sapiência ao falar.

Portanto, ouvir mais do que falar foi uma das principais lições deixadas por meu Avô Noel, que demonstrava, posteriormente, com suas ações, o quão atento estava, mesmo que se mantivesse calado.

Sendo um grande homem, demonstrava seu afeto e seu carinho mais em ações do que em palavras, surpreendendo sempre a todos com sua bondade e atenção. 

Ao caminhar nas ruas, para desconhecidos meu avô passava facilmente despercebido, tamanha a sua discrição.

Para conhecidos e amigos, sua sapiência e seu tino para os negócios foram muito admirados, servindo de exemplo para todos ao seu redor.

E para nós, sua família, este homem, conhecido como Papai e Vovô Noel, foi e sempre será uma pessoa inesquecível.

O sentimento que permanecerá em nós até o fim das nossas vidas será o da gratidão por tantos ensinamentos, pela sua admirável simplicidade na vida, pela história batalhadora e pela permissão divina de compartilharmos um pedaço de nossas vidas com essa pessoa - um pai e um avô tão singular e que sempre será amado. 

[*] É a única neta de Noel Barbosa de Jesus, tem 21 anos e é concludente do curso de Engenharia de Produção.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.