Aparte
Não fosse a cidade de Tobias Barreto, Sergipe zeraria os 182 anos de Tobias Barreto

Ao centro, secretário Josenilson Bispo encabeça a alvorada pelo aniversário de Tobias nesta segunda

Foi ao lado da casa que abrigou o homem que dá nome ao município que iniciaram as atividades de mais uma edição da Semana Cultural em homenagem aos 182 anos do pensador sergipano Tobias Barreto.

Sim, se Sergipe e as demais instituições do Estado se esquecem que neste 7 de junho de 1839 nasceu o maior ícone da inteligência sergipana, pelo menos o município homônimo a ele lembra e salienta a significação histórica do grande Tobias Barreto.

Desde a manhã da última terça-feira, 1º, teve início uma ação comemorativa que se seguiu até esta segunda-feira, 7. O evento contou com programação extensa e diversas atividades artísticas. Dentre elas, teatro, música, cordel e muita declamação de poemas. Para além do jurista, Tobias foi um excelente poeta.

Por causa da pandemia, foi proposto um novo formato às festividades de aniversário dessa reconhecida figura. As apresentações ocorreram na Câmara de Vereadores de Tobias Barreto, com público bem restrito, como mandam as orientações médicas.

As redes sociais da Prefeitura Municipal de Tobias Barreto serviram de palco para que a população tobiense e as escolas locais acompanhassem a participação dos artistas.

Com o lema “Sinta a arte. Viva a tradição”, a edição deste ano buscou preservar a memória da cultura tobiense por meio da participação estudantil, além de proporcionar o direito ao acesso à cultura mesmo em momentos atípicos.

“Há 182 anos nascia o nosso filho mais ilustre. Essa semana já acontece, nesse formato, desde 2009. Trouxemos para praça pública o debate sobre a vida de Tobias Barreto”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Juventude e Turismo Josenilson Bispo dos Santos, que sempre cultuou a memória de Tobias.

Pelas ruas da cidade, o último ato em homenagem à figura de Tobias Barreto ficou por conta da alvorada festiva com a Filarmônica Lira Imperatriz dos Campos na manhã desta segunda, 7. A data bem que merecia ser comemorada pelo Estado inteiro.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.