Aparte
Opinião - Quem é Adailton Resende e a importância de conhecer os suplentes de senador

Adailton Resende: servir ao próximo como agente público e com honestidade

[*] Sandro Andrade

Historicamente, o suplente de senador é um anônimo durante a campanha eleitoral, mas que tem significativa participação nas decisões políticas do Brasil. Nesta leitura rápida, você conhecerá a importância de quem é Adailton Resende Sousa, PR, primeiro suplente do candidato Pastor Heleno, PRB, ao Senado.

Assim como quem concorre aos Governos Federal e Estadual precisa apresentar seu candidato a vice, com registro formalizado junto a Justiça Eleitoral, os senadores também precisam fazer o mesmo, porém, indicando dois nomes que o substituirão em caso de vacância por morte, renúncia, cassação de mandato ou licenciamento. Esses são os suplentes.

A exigência parece mais premente e óbvia diante do fato de que o único político com mandato de oito anos no Brasil é o senador. E é importante que o eleitor conheça bem esses candidatos e seus históricos, assim como faz com o candidato titular.

A suplência tem por objetivo manter a continuidade da representação dos partidos e dos Estados no Congresso. Assim, como frisa o jurista Pinto Ferreira, “evitando as desvantagens de novo apelo ao eleitorado para o preenchimento dos lugares verificados no corpo legislativo por impedimento dos titulares ou vaga durante a legislatura”.

Diferentemente dos candidatos a vice, que por determinação jurídica têm de aparecer na propaganda eleitoral, candidatos a suplentes de senadores pouco aparecem em campanha e somente constam seus nomes nos materiais impressos. Mas os requisitos para eles são os mesmos que os dos senadores: idade mínima de 35 anos, ser elegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa e ser filiado a algum partido político.

Filho do saudoso ex-vice prefeito de Itabaiana, João de Deus Sousa, e de dona Lene, Adailton de João de Deus, como é popularmente conhecido, tem 53 anos e é casado há 29 com Érica Pinheiro Sousa - a Érica da Lojinha - e pai dos jovens Brayon e Nicholas.

Atualmente está se graduando em Administração de Empresas e foi secretário municipal de Administração nas gestões de Valmir de Francisquinho de 1º de janeiro de 2013 até 5 de abril deste ano, quando se desvinculou do cargo para fins eleitorais neste pleito. O forte tino político presente no sangue de Adailton evidenciou-se no exercício da função de secretário onde, com afinco, ajudou o prefeito Valmir em importantes decisões e projetos, o que sempre refletiu positivamente para o município em todas as áreas.

A maioria dos suplentes sequer ocupou cargos públicos e são, em média, três vezes mais ricos que os titulares. Isso ocorre porque o “cabeça da chapa” busca, nos grandes empresários, financiamento para sua campanha e, em troca, os indicam para essas vagas.

O primeiro suplente de Pastor Heleno foge a essa regra. “O exercício da função pública me permite por em prática o que aprendi em casa, que é servir ao próximo como agente público ou profissional com honestidade e honrando compromissos. Não serei coadjuvante. Serei um suplente ativo e que fará a diferença”, disse Adailton.

As eleições já estão batendo à porta e muitos eleitores ainda não decidiram em quem votar. Para o Senado, é importante que as pessoas estejam cientes de que, além de elegerem o candidato “cabeça de chapa”, também estarão escolhendo 1º e 2º suplentes.

Estes devem, por obrigação, ser pessoas capacitadas para, em qualquer eventualidade, assumir e fazer um mandato a altura do povo. Adailton de João de Deus se considera um homem qualificado e flerta pela primeira vez com as urnas. Ele é um nome que não só prova a força de Itabaiana na política estadual, mas também se apresenta como uma alternativa futura. Diz-se na cidade serrana que o prefeito Valmir de Francisquinho, que é reeleito, mira nele como seu sucessor de 2020.

[*] É sergipano e graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop – em Minas Gerais.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.