Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Moacir Macedo, irmão de Márcio Macedo, diz que “não canonizaria Lula”
Compartilhar

Manoel Moacir Costa Macedo: “Não posso ser contra os fatos que estão aí”

O engenheiro agrônomo Manoel Moacir Costa Macedo, chefe-geral da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -, é irmão do vice-presidente nacional do PT, ex-deputado federal Márcio Macedo, tem por ele admiração, respeito, jura até “amor” por esse caçula, mas discorda da ação de louvação que irmão exerce em favor da Luiz Inácio Lula da Silva.

Esta coluna, em tom sério, mas levemente irônico, já tratou do assunto, levando em conta a cruzada que Márcio Macedo faz por uma espécie de canonização da figura de Lula. Pela quase elevação do petista condenado à prisão à condição de santo. Para isso, a coluna chama-o de “beato”.

Manoel Moacir Macedo acha natural o alinhamento do irmão com Lula, não engendra qualquer objeção a isso, mas pessoalmente não subscreve nenhuma possibilidade de canonizar o velho caudilho petista. “Eu não o canonizaria”, diz.

“Eu tenho respeito pela história dele (de Lula), mas trabalho com variáveis históricas que são muito duras em seus princípios. E princípios são invioláveis. Os princípios de honradez, de dignidade, de ética, e aí eu não o canonizaria”, afirma Manoel Moacir Macedo.

“Não posso ser contra os fatos que estão aí. Não esperávamos o que nós vimos na política brasileira através das gestões do Partido dos Trabalhadores”, reforça Moacir Macedo.

Para afastar qualquer suspeita de “oportunismo” de Moacir Macedo diante da condenação que se confirmou contra Lula na quarta, é oportuno lembrar que os conceitos dele foram formulados para a coluna Aparte na sexta-feira, dia 18 de janeiro, enquanto concedia a entrevista domingueira para o portal JLPolítica. Portanto, com seis dias de antecedência do resultado proferido pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre. Ao bate-papo.

Aparte - O senhor acha que seu irmão Márcio Macedo vai conseguir a canonização de Lula?
Manoel Moacir Macedo -
Uma coisa é tratar comigo como dirigente da Embrapa, outra coisa é com relação ao político meu irmão, que hoje é um profissional desta área. Ele saiu da esfera de um quadro meramente parlamentar, executivo, e é um político vinculado à organicidade do seu partido, no que não há erro nenhum. A partir disso, ele deve estar vendo no Lula a oportunidade não só da sua manutenção no partido como da sua manutenção e sucesso eleitoral. Eu imagino que, nessa disputa interna, o Márcio, que é uma pessoa que tem capacidade de analisar os bastidores, viu que as suas chances eleitorais devem ter muito mais sucesso a partir dessa proximidade com Lula, segundo as pesquisas. Qual é o político do Nordeste que não quer estar ao lado de Lula? Márcio certamente não é uma exceção.

Aparte - Mas ficou aberta a pergunta: ele conseguirá canonizá-lo ou não?
MMM -
(Risos) Pela sua análise (“Márcio Macedo pensa política quase que como um beato. E isso é ruim!”, publicada por esta coluna no dia 12 deste mês), ele já conseguiu ser um beato. Para ele conseguir canonizar Lula, terá que passar pela próxima etapa, que é da eleição. Então a premissa é a seguinte: se o Lula conseguir ser candidato e for eleito, já teria obtido uma pré-canonização.

Aparte - O senhor canonizaria o Lula?
MMM -
Não. Eu não o canonizaria. Eu tenho respeito pela história dele, mas trabalho com variáveis históricas que são muito duras em seus princípios. E princípios são invioláveis. Os princípios de honradez, de dignidade, de ética, e aí eu não o canonizaria. Eu o respeitaria.

Aparte - Lula transgrediu esses princípios?
MMM -
Eu acredito que a minha geração, que tem uma história de participação política até de risco - eu fui um militante de partidos clandestinos de esquerda, e vi os riscos e os sonhos que nós passamos e tivemos - não esperava o que aí está. Não posso ser contra os fatos que estão aí. Não esperávamos o que nós vimos na política brasileira através das gestões do Partido dos Trabalhadores.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.