Aparte
Segundo Alessandro Vieira, Mandetta afirma que Planalto driblou aval científico para comprar cloroquina

Alessandro Vieira: senador provoca ex-ministro a confirmar falta de lastro científico em Bolsonaro

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou nesta terça-feira, 4, na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI - da Covid-19, que o Governo do Brasil sabia da falta de lastro científico na compra de medicamentos, como a cloroquina - o que pode ser enquadrado como crime de improbidade.

Mandetta disso isso respondendo à pergunta do líder do Cidadania, senador Alessandro Vieira. Mandetta afirmou que o governo driblou a obrigatoriedade que todo ministro da Saúde tem de, ao fazer compra de qualquer item, passar pela Contec - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia pelo SUS.

A Advocacia-Geral da União chegou a alertar, segundo o ministro, que “aquilo não era correto do ponto de vista da probidade administrativa”. “Eu não posso como ministro decidir comprar um remédio qualquer porque eu quero. É preciso passar por esse comitê técnico. Esse medicamento não passava no comitê porque seria exigida a evidência científica”, disse Mandetta.

Perguntado por Alessandro Vieira, Mandetta confirmou ter alertado o presidente de que, nas palavras do senador, “a conduta presidencial e o gerenciamento da crise iriam levar o país a uma catástrofe com milhares de mortos”.

“Todos os ministros que participavam das reuniões de terça específicas sabiam sobre isso”, disse, acrescentando que até entregou ao presidente uma carta em mãos detalhando a gravidade da situação.

O ex-ministro informou, ainda, que ministros com grande poder de decisão, até o final de março, nunca se interessaram em sentar e analisar os dados da saúde.

“A primeira vez que o ministro Paulo Guedes escutou o ministro da Saúde explicar o que é a doença”, segundo ele, foi durante uma reunião na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, com a presença de vários ministros, em março.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.