Aparte
Opinião – Não dá para ficarmos no ensino remoto e é preciso planejar bem o retorno às aulas

[*] Rafael Sandes

Os secretários de Educação de Sergipe começam a planejar o início de mais um ano letivo. Infelizmente, não voltaremos ao normal, como gostaríamos, pois ainda estamos diante dos desafios impostos pela Covid-19 e agora também pelo Influenza H3N2.

Porém, não dá para ficarmos no ensino remoto! O aprendizado dos estudantes foi muito prejudicado nesses dois últimos anos. Por isso, diante da possibilidade de uma nova onda, é importante que os gestores estejam planejando o ano letivo incluindo os protocolos sanitários.
É fundamental rever os protocolos adotados no ano passado e pensar como serão os novos protocolos para o retorno às aulas. Como será a rotina escolar? O que será feito para evitar aglomerações?

Serão distribuídas máscaras? A carteira de vacinação será cobrada na renovação da matrícula? O que as escolas farão para identificar casos de Covid-19 ou de gripe? Será feita testagem?

E o que acontecerá quando forem identificados casos positivos na escola? O que será feito para amenizar o déficit de aprendizagem? Quais estratégias serão utilizadas para evitar a evasão escolar?
São muitos os obstáculos que precisam ser superados para que tenhamos o retorno mais seguro possível e um ambiente escolar favorável ao aprendizado, mesmo em meio às condições adversas.

Não dá pra deixar pra depois ou pra ficar refém da sorte. Esse é, portanto, o momento de planejar pensando na saúde dos nossos estudantes, mas focado no seu aprendizado.
 

[*] É professor da rede pública estadual, vice-prefeito de Propriá, secretário de Educação, Cultura e Esporte entre 2017 e 2019 e sócio da Duo Consultoria.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.