Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 38 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração Tanuza Oliveira.

Sucessão: Intenção de voto em Edvaldo Nogueira é três vezes maior do que em Rogério Carvalho em Socorro
Compartilhar

Edvaldo: liderança bem-sucedida num processo do qual ele sequer se disse partícipe 

Se a eleição para escolher o futuro governador de Sergipe tivesse sido realizada entre os últimos dias 9 e 11 de setembro de 2021, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PDT, seria o político a receber a maior quantidade de votos do eleitorado do município de Nossa Senhora do Socorro.

Ali, segundo levantamento de opinião pública do Padrão Pesquisas Científicas, a intenção de votos em Edvaldo Nogueira seria três vezes maior do que a intenção de votos em Rogério Carvalho em Socorro, pré-candidato do PT já em ação pelo Estado inteiro. Vale ressaltar que Nogueira sequer se anunciou pré-candidato.

De acordo com a pesquisa do Padrão, Edvaldo Nogueira teria 37,7% das intenções de votos, obviamente liderando, e Rogério Carvalho teria 11,1%, mais do que três vezes menos. Em percentagens, Rogério Carvalho nem seria a segunda preferência.

Essa posição caberia ao senador Alessandro Vieira, Cidadania, com 11,3% - um empate técnico, obviamente. Mas também convém levar em conta que Alessandro já se declarou um não-candidato ao Governo de Sergipe. Ele já teve lançada a sua pré-candidatura à Presidência da República.

Em quarto lugar viria o pré-candidato a governador Laércio Oliveira, PP. Ele seria alvo do voto de 8,9% dos socorrenses. Deputado federal, Laércio se assume pré-candidato ao Governo e já costura apoios Sergipe adentro.

Depois dele, em último lugar, viria o também deputado federal Fábio Mitidieri, PSD, que identicamente está em pré-campanha de governador aberta pelo Estado.

Fábio seria a opção de votos para 7,4% dos eleitores dessa que é a segunda maior cidade sergipana depois de Aracaju, com 187.773 habitantes segundo estimativa do IBGE do ano passado, e 108.651 eleitores.

Rogério: em terceiro lugar, atrás de Alessandro Vieira 

A Pesquisa da Padrão foi induzida, que é quando são apresentados aos entrevistados nomes de pré-candidatos e formulada a pergunta “Em qual destes candidatos o sr.(a) votaria para governador se as eleições fossem hoje?”.

Diante dessa pergunta, em Socorro o Padrão identificou que há 15,8% do eleitorado disposto a não votar em nenhum dos candidatos, ir de voto em branco ou anular. Outros 7,8% disseram que não sabem ou que estão indecisos.

Na pesquisa do Padrão em Nossa Senhora do Socorro foram entrevistados 691 eleitores a partir de 16 anos, todos devidamente votantes no lugar. A margem de erro máxima permitida por essa pesquisa é de 3,72% dentro de um índice de 95% de confiabilidade.

Para efeito de aplicação dessa pesquisa, as entrevistas foram todas feitas in loco e nas seguintes comunidades de Socorro, que simbolizam o corpo do município inteiro: Parque dos Faróis, Guarajá, Palestina; Conjuntos Jardim I, II e III, Fernando Collor  e Conjunto João Alves; Mutirão João Alves, Marcos Freire I, Marcos Freire II; Marcos Freire III, Novo Horizonte, Albano Franco; Piabeta, Taiçoca de Fora, Sede; Taboca, Sobrado, São Braz, Santa Cecília e Porto Grande.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.

Gilton Lobo
Parabéns ao nosso jornalista de ouro Jozailto Lima (diga-se, também grande poeta), pelo JL Política. Tô na cola, mesmo não sendo a política o assunto de minha preferência.
Elito Hora Fontes Menezes
Torcendo muito para que se confirme nas eleições a previsão atual de eleição de Edvaldo Nogueira.