Aparte
Comissão Covid-19: laboratórios preveem para 2º semestre vacinas com IFA nacional

Laboratórios, Anvisa, Fiocruz e Butantan chamados para falar da transferência de tecnologia de insumos para fabricação de vacinas

Representantes dos laboratórios que produzem e distribuem vacinas contra a Covid-19 no Brasil confirmaram nesta quinta-feira, 8, que estão em processo de transferência de tecnologia para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo – IFA.

Mas esses imunizantes com o IFA nacional devem ser fabricados apenas no segundo semestre de 2021. O esclarecimento foi feito em audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 após senadores manifestarem preocupação com o risco de o país não cumprir o cronograma de vacinação previsto no Plano Nacional de Imunização – PNI - divulgado pelo governo.

Já os representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa -, da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz -, do Instituto Butantan e do Governo Federal afirmaram que há uma “grande demanda” mundial pela vacina e que um dos maiores entraves para produção em larga escala é a aquisição de insumos para sua fabricação.

As duas vacinas produzidas e distribuídas no Brasil, a Coroava - Instituto Butantan - e a AstraZeneca – Fiocruz -, são produzidas utilizando IFA importado da China. Com os acordos de transferência de tecnologia concretizados, segundo os participantes da audiência, o Brasil vai conseguir agilizar a fabricação de imunizantes.

De acordo com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, o contrato com a farmacêutica AstraZeneca que detalha a transferência de tecnologia para a produção do IFA da vacina feita em parceria com a universidade de Oxford deve ser assinado nas próximas semanas.

“Então, nós já estamos com as áreas adequadas, temos os profissionais. Estaremos assinando o contrato até o final deste mês, e as entregas se darão a partir do mês de setembro, de vacinas com o IFA nacional”, afirmou Nísia.

O acordo de encomenda tecnológica entre a Fiocruz e a farmacêutica AstraZeneca prevê que, até julho, 100,4 milhões de doses sejam produzidas a partir de IFA importado. Com o IFA nacional, a previsão é a produção de 110 milhões de doses no segundo semestre. O requerimento para esse debate é de autoria do senador Otto Alencar, PSD-BA. (Agência Senado). 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.