Aparte
Betinho vê boicote de supermercados à Lev, \"melhor água mineral do Nordeste\"

Alberto Carvalho: “Já vendemos para Salvador, Feira de Santana e outras cidades da Bahia

Há oito ano, o empresário Alberto Carvalho, o Betinho, do Grupo Concorde, colocou no mercado de Sergipe e em demais espaços nordestinos, a água mineral Lev. Segundo seu autor, a “Lev tem o maior PH de Sergipe e um dos maiores do Nordeste”.

Isso significa “que tenha os teores químicos baixos”. “Exemplo: sódio, cálcio, nitratos e sulfatos, que são uma grande característica dela. Por último, sendo uma exclusividade da Lev, ela é fracamente radioativa na fonte. Isso é, sem dúvida, fundamental para contribuir para a imunidade do organismo humano”, diz Betinho.

Apesar disso, o empresário Alberto Carvalho lamenta que as grandes redes de supermercados, e alguns restaurantes, ainda ajam com preconceito à entrada da Lev em seus mixes de produtos. Segundo o empresário, houve rede de supermercado que exigiu cerca de R$ 500 mil numa espécie de luva para que a Lev pudesse entrar em sua grade. 

Betinho não cedeu. “Já contatamos todos os representantes daqui e não tivemos êxito. Vamos visitar suas Diretorias Comerciais em suas matrizes”, diz ele. Segundo este empresário, a Sefaz considerou a Lev líder do mercado. “Agora em dezembro envasamos em torno de 240 mil garrafões”, diz. O JLPolítica é também economia. Por isso, vale a pena ler esta entrevista de Betinho.

Aparte - Há quanto tempo a Lev está no mercado?
Alberto Carvalho - Iniciamos empresarialmente a distribuição da Lev em 28 de dezembro de 2009, há portanto 8 anos. E começamos pela linha de 20 litros do garrafão retornável.

Aparte - Qual é a capacidade de envasamento da sua planta industrial em litros-dia?
AC -
Temos cinco fontes autorizadas pelos órgãos federais que nos garantem mais de 100 mil litros/hora, dependendo das horas envasadas dia. Exemplo: em 10 horas teríamos um milhão de litros dia. Todavia, no momento trabalhamos apenas com duas das cinco fontes. Portanto, com uma ociosidade em torno de 50%.

Aparte - Quantos empregos a Lev gera atualmente?
AC -
O mercado de água tem sazonalidade. No inverno, bebe-se menos água, enquanto que com a chegada do calor a procura é bem maior. Apesar disso, nós mantemos os empregos. Não desempregamos ninguém. Optamos por dar férias a partir da chegada do inverno, ou seja de maio a julho, pondo um terço por cada mês. Assim, quando começa o calor, a partir de agosto, todos já tiveram seu período de gozo de férias, evitando com isso desfalcar a equipe no período mais necessitado de mão de obra. Quanto ao número de trabalhadores em si, com bastante equilíbrio temos em torno de 80 a 90 com carteira assinada, e mais de 500 espalhados por Aracaju e as demais cidades de interior. São pessoas de responsabilidade dos distribuidores, que nos representam.

Aparte - Mas a água mineral Lev é um produto que já saiu de Sergipe?
AC -
Sim, já vendemos para Salvador, Feira de Santana e outras cidades da Bahia. Quando algum distribuidor para de comprar, recebemos reclamações, porque não tem LEV nas prateleiras.

Aparte - É verdade que o seu grupo tem dificuldade de colocá-la nas grandes redes de supermercados de Sergipe para atender à demanda do varejo?
AC -
Infelizmente, isso é uma verdade. Já contatamos todos os representantes daqui e não tivemos êxito. Vamos visitar suas Diretorias Comerciais em suas matrizes.

Aparte - Quais os tipos de embargos para que ela chegue a estes espaços de revenda e caia na consumo mais popular?
AC -
Existe uma certa rejeição por ser prata da casa. Mas, em contrapartida, estamos presentes em quase todos os restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques da cidade. Temos logística própria para atender desde aos grandes clientes até aqueles que compram apenas um ou dois pacotes. Nessa parte popular, não temos dificuldade. Além da resistência por ser sergipana e ao fato de muita gente dar mais valor aquelas que vêm de fora, sinto isso em alguns restaurantes daqui de Aracaju. Até pagam por uma água mais cara que a Lev e com qualidade inferior.

Aparte - O mix de produtos da Lev facilita a inserção dela no mercado?

AC - Sim. Temos a mais completa linha, desde o copinho de 200, 300 ml, a garrafinhas de 300 e 500, e ainda a gaseificada, sendo esta a que tem o maior grau de gás de todas do Nordeste, mais a de 1,5 litro e o garrafão de 20 litros. Agora em dezembro envasamos em torno de 240 mil garrafões. Fomos líder do mercado, segundo a Sefaz.

Aparte - Quais as características que diferenciam, quimicamente ou em outros componentes, a Lev de outras marcas de água mineral disponíveis no mercado?
AC -
Existe algumas características de uma boa água mineral. A primeira, é que seja pura. Que seu envase seja totalmente automático sem a participação da pessoa humana, que deve estar apenas observando. E mais: que tenha um PH alto. A Lev tem o maior PH de Sergipe e um dos maiores do Nordeste. Que tem os teores químicos baixos. Exemplo: sódio, cálcio, nitratos e sulfatos, que são uma grande característica dela. Por último, sendo uma exclusividade da LEV, ela é fracamente radioativa na fonte. Isso é, sem dúvida, fundamental para contribuir para a imunidade do organismo humano, segundo os especialistas, evitando assim o surgimento de inflamações e outros processos degenerativos, que inclusive constam no rótulo do nosso produto.