Aparte
Opinião - Saúde tem nova orientações para HIV, sífilis e hepatite C

[*] Almir Santana

O Ministério da Saúde reuniu esta semana, em Brasília, os coordenadores de Programas de IST/Aids estaduais e das capitais para definição das prioridades para o ano de 2.018. Eu estive presente

As prioridades são a implementação da PEP - Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, a implantação da PrEP - Profilaxia Pré-Exposição ao HIV -, o enfrentamento à sífilis (considerada epidemia bastante preocupante) e a ampliação do trabalho de prevenção junto às populações chaves, e a ampliação do diagnóstico e tratamento da hepatite C.

Algumas prioridades devem ser definidas para Sergipe, como ações de prevenção junto à população negra, profissionais do sexo, gays e transsexuais e população indígena.

O grande desafio para o nosso Estado será a implantação da PrEP, ampliação da PEP e descentralização da assistência com relação às pessoas vivendo com HIV.

Uma prioridade também para Sergipe é melhorar os indicadores com relação à sífilis congênita. O Ministério da Saúde definiu a cidade de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju como sendo as cidades que vão receber uma atenção especial com relação à sífilis.

[*] É médico e gerente do Programa Estadual de IST/Aids – Infecções Sexualmente Transmissíveis - da Secretaria de Estado da Saúde.