Aparte
Rochadel: “Quem tanto cobra conduta honesta dos cidadãos, deve ser modelo e referência”

Orlando Rochadel: posto importante no plano nacional

“Quem tanto cobra uma conduta honesta e ilibada dos cidadãos, deve ser modelo e referência”. Esta fala vem de Brasília, mas é do sergipano-catarinense Orlando Rochadel, promotor de Justiça de Ministério Público de Sergipe e conselheiro do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Brasil.

Orlando está falando do alto do posto de corregedor-geral do Ministério Público do Brasil, cargo a que foi içado esta semana. “A sociedade brasileira tem no MP uma instituição voltada para a defesa dos valores democráticos e sociais. Ninguém tenha a menor dúvida de que os desvios de condutas serão punidos exemplarmente”, diz ele, nesta entrevista à coluna Aparte.

Aparte - Quais foram os caminhos seguidos para a escolha do nome do senhor para a função de corregedor-geral do Ministério Público brasileiro?

Orlando Rochadel - Primeiro, trabalhando muito em todas as áreas e setores do Ministério Público de Sergipe. Depois, participando do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Brasil, presidindo o Grupo Nacional de Direitos Humanos. Foi um longo e maravilhoso caminho. Agora, no CNMP, primeiro presidindo a Comissão de Planejamento Estratégico e depois, com a confiança dos conselheiros nacionais, assumi o cargo de corregedor nacional do Ministério Público.

Aparte - As atribuições da Corregedoria-Geral contemplam os Ministérios Públicos Federal e Estaduais, ou somente os estaduais?
OR -
A Corregedoria Nacional atua no âmbito disciplinar de todo o Ministério Público brasileiro, incluídos aí os MPs dos Estados e o MP da União (MPF, MPT, MPDFT e MPM).

Aparte - O cargo é privativo de alguém que deva ser membro do Conselho Nacional do Ministério Público ou uma coisa não se liga à outra?
OR -
O corregedor nacional deve ser um conselheiro nacional do CNMP, em uma das vagas destinadas ao MP brasileiro.

Aparte - O senhor considera uma função espinhosa, neste momento de tanta investigação de atos de corrupção vida nacional e de tantas prerrogativas dadas às duas instituições?
OR -
Não considero uma função espinhosa. Pelo contrário, é uma grande honra poder ocupar cargo tão relevante. Acredito que a função primordial da Corregedoria Nacional é a do trabalho preventivo e educativo. Muita coisa acontece por falta de orientação prévia.

Aparte – Os membros dos MPF e MPEs exorbitam em suas ações de investigação e denúncia, ou é a sociedade brasileira que perdeu, em algumas esferas, a compostura?
OR -
O MP brasileiro é formado por mulheres e homens de bem que, como qualquer ser humano, cometem equívocos. Há de se reconhecer, porém, que a sociedade brasileira tem no MP uma instituição voltada para a defesa dos valores democráticos e sociais. Ninguém tenha a menor dúvida de que os desvios de condutas serão punidos exemplarmente.  Quem tanto cobra uma conduta honesta e ilibada dos cidadãos, deve ser modelo e referência. No entanto, como regra, o MP está combatendo a corrupção de forma firme e corajosa.

Aparte – De quantos procuradores se constituem o Ministério Público Brasileiro hoje?
OR -
Somos 13.100 membros.